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Autor(es): Santos, Thaís Sanches
Orientador: Sant'Ana, Débora de Mello Gonçales, 1973-
Título: A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação
Banca: Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Banca: Vidotti, Ana Paula
Palavras-chave: Museu de ciências;Biodiversidade;Biomas
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Thaís Sanches. A mediação e o uso de analogias na abordagem de "interações orgânicas" em um ambiente não formal de educação. 2019. 72 f. Dissertação (mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: A sensibilização é um componente fundamental para a reflexão de um modelo de sociedade mais sustentável. Contribuindo significamente para tal propósito, estão os museus de ciências. Diante disso, a presente pesquisa está centrada no estudo da análise e identificação das estratégias metodológicas usadas pelos mediadores em um espaço não formal na área de Zoologia. O objetivo foi identificar se tais propostas estão adequadas na função da promoção em relação ao equilíbrio das interações entre os organismos e o ambiente. Para isso, utilizou-se questionários, gravação das visitas guiadas pelos mediadores e análise dos dados usando a metodologia de Categorias de Conversa (perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva) e a TWA (Teaching with analogies), a fim de identificar o uso de analogia nas conversas conceituais. Dentre os resultados encontrados, percebeu-se que o tipo de conversa mais presente nas falas dos monitores foram as conceituais, variando entre 41% e 51,1%. Os resultados mostram que foram utilizadas 39 analogias em 8 mediações e que não existe uso, nem adequação destas, visando ampliar a compreensão do equilíbrio das interações orgânicas, tema não abordado nos discursos de mediação. As analogias foram bastante utilizadas com a intenção de aproximar o contéudo da exposição do conhecimento prévio do visitante, entretanto, este recurso metodológico não foi completamente explorado. Propormos que os mediadores dos espaços museais recebam capacitação contínua não só sobre conteúdos e conceitos, mas também sobre o uso de analogias, ampliando assim a compreensão da coleção e seu objetivo
Awareness is a fundamental component for the reflection of a more sustainable model of society. Contributing significantly to this purpose are the science museums. Therefore, the present research is centered in the study of the analysis and identification of the methodological strategies used by the mediators in a non formal space in the area of Zoology. The objective was to identify if such proposals are adequate in the promotion function in relation to the balance of the interactions between organisms and the environment. For this purpose, questionnaires, recording of visits guided by the mediators and data analysis were used using the Chat Categories methodology (perceptive, conceptual, connective, strategic and affective) and TWA (Teaching with analogies), in order to identify the use of analogy in conceptual conversations. Among the results found, it was observed that the type of conversation most present in the speeches of the monitors was conceptual, varying between 41% and 51.1%. The results show that 39 analogies were used in 8 mediations and that there is no use or adequacy of these, aiming to broaden the understanding of the balance of organic interactions, a theme not addressed in mediation discourses. Analogies were widely used with the intention of bringing the content closer to the exposure of the visitor's previous knowledge, however, this methodological resource was not completely explored. We propose that the mediators of museum spaces receive continuous training not only on contents and concepts, but also on the use of analogies, thus broadening the understanding of the collection and its purpose
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Débora de Mello Gonçales Sant’Ana
Dissertação (mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6687
Aparece nas coleções:2.2 Dissertação - Ciências Biológicas (CCB)

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