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Autor(es): Pinheiro, Isadora
Orientador: Lopes, Claudivan Sanches
Título: A geografia na base nacional comum curricular (BNCC) percursos e perspectivas
Banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Banca: Rigon, Osmar
Palavras-chave: Base Nacional Curricular;Ensino fundamental - Currículos;Ensino de Geografia - Brasil
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PINHEIRO, Isadora. A geografia na base nacional comum curricular (BNCC) percursos e perspectivas. 2019. 164 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgada, a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental (EI/EF) se tornou a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências e habilidades que se entende ser indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Considerando a importância deste documento para a educação brasileira, a presente pesquisa analisou o processo histórico de construção, bem como os elementos fundamentais que o constitui, discutindo, especialmente, as principais características do componente curricular Geografia. Dessa forma, buscou-se compreender os possíveis impactos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e as implicações para a formação do professor dessa área do currículo escolar. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, com especial utilização da análise de conteúdo, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise de leis e documentos - especialmente o texto da BNCC EI/EF - e de materiais bibliográficos relevantes para compreensão do contexto nacional e global em que este documento foi gestado. A partir da análise do documento, verificou-se que a BNCC EI/EF trará uma unificação dos conteúdos a nível nacional, entretanto, foram encontrados diversos retrocessos que incluem desde a explicação incompleta dos conceitos geográficos até uma escassa referência ao trabalho de campo ou ao estudo do meio no trabalho pedagógico da Geografia. Além disso, na parte geral do documento também foram encontradas lacunas como uma simples menção ao termo interdisciplinar até a proximidade a uma perspectiva neoliberal a partir dos currículos instrumentais. Considerando tais elementos, esta dissertação almeja contribuir para a melhoria do processo formativo e da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC EI/EF
The National Curricular Common Base (BNCC) is a normative document, produced by the Ministry of Education (MEC) which defines the organic and progressive set of essential learning that all students must develop throughout the various stages and modalities of Basic Education. When it was promulgated, the BNCC in Early Childhood Education and Elementary Education (EI/EF) became the national reference for the constitution of curricula of the systems and school networks of the States, Federal District and municipalities, as well as pedagogical proposals from school institutions. It is, therefore, a document that describes the skills and abilities that are understood to be indispensable in each year and in each curricular component of Basic Education. Considering the importance of this document for Brazilian education, the present study analyzed the historical process of construction, as well as the fundamental elements that constitute it, especially discussing the main characteristics of the curriculum component Geography. In this way, we sought to understand the possible impacts on the teaching-learning process of Geography and the implications for teacher training in this area of the school curriculum. The study followed the methods of qualitative research, with special use of content analysis, choosing as a fundamental source of research the analysis of laws and documents - especially the BNCC EI / EF text - and of bibliographic materials relevant for understanding the national context and global context in which this document was developed. From the analysis of the document, it was verified that the BNCC EI / EF will bring the unification of contents at national level, however, several setbacks have been found that range from the incomplete explanation of the geographic concepts to a scarce reference to field work or study of the environment in the pedagogical work of geography. In addition, in the general part of the document were also found gaps as a simple mention of the interdisciplinary term until the proximity to a neoliberal perspective from the instrumental curricula. Considering these elements, this dissertation aims to contribute to the improvement of the formative process and pedagogical practice of Geography teachers, pointing out the changes and / or challenges they will face in the promotion of geographic education from the implementation of BNCC EI/EF
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6726
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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