Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraiol, Thiago Fanellipt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Tales Aparecido Sanchespt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ana Lúcia dapt_BR
dc.contributor.otherVerdi, Marcos Andrépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T12:33:36Z-
dc.date.available2022-07-26T12:33:36Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6743-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiolpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda um tema significativo para o ensino aprendizagem da matemática que são os Jogos Combinatórios através do Jogo Nim, onde o mesmo torna-se uma excelente alternativa para desenvolver a capacidade dos alunos de atuarem como sujeitos na construção de seus conhecimentos. Após breve apresentação da história do jogo e também a Teoria dos Jogos Combinatórios, será trabalhado o Jogo Nim - um jogo imparcial que participam dois jogadores se alternando entre as jogadas, escolhendo uma das pilhas e removendo uma quantidade qualquer de peças. O trabalho se desenvolve em torno da elaboração de estratégias vencedoras. Serão apresentadas atividades práticas, desde a utilização de estratégias simples até a mais avançada, levando ao conhecimento das teorias matemáticas que levam a estratégia vencedora do Jogo Nimpt_BR
dc.description.abstractThe present work addresses a significant theme for the teaching and learning of mathematics, which are Combinatorial Games through the Nim Game, where it becomes an excellent alternative to develop students' ability to act as subjects in the construction of their knowledge. After a brief presentation of the game's history and also the Theory of Combinatorial Games, the Nim Game will be worked on - an impartial game in which two players take turns alternating between moves, choosing one of the piles and removing any number of pieces. The work is developed around the elaboration of winning strategies. Practical activities will be presented, from the use of simple strategies to the mosten
dc.format.extent54 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos combinatóriospt_BR
dc.subjectJogo de Nimpt_BR
dc.subjectEstratégia vencedorapt_BR
dc.subject.ddc512.7pt_BR
dc.titleJogos combinatórios do tipo Nim como estratégia pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tales Aparecido Sanches Macedo_2022.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.