Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferraiol, Thiago Fanelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Macedo, Tales Aparecido Sanches | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Ana Lúcia da | pt_BR |
dc.contributor.other | Verdi, Marcos André | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T12:33:36Z | - |
dc.date.available | 2022-07-26T12:33:36Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6743 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiol | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda um tema significativo para o ensino aprendizagem da matemática que são os Jogos Combinatórios através do Jogo Nim, onde o mesmo torna-se uma excelente alternativa para desenvolver a capacidade dos alunos de atuarem como sujeitos na construção de seus conhecimentos. Após breve apresentação da história do jogo e também a Teoria dos Jogos Combinatórios, será trabalhado o Jogo Nim - um jogo imparcial que participam dois jogadores se alternando entre as jogadas, escolhendo uma das pilhas e removendo uma quantidade qualquer de peças. O trabalho se desenvolve em torno da elaboração de estratégias vencedoras. Serão apresentadas atividades práticas, desde a utilização de estratégias simples até a mais avançada, levando ao conhecimento das teorias matemáticas que levam a estratégia vencedora do Jogo Nim | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work addresses a significant theme for the teaching and learning of mathematics, which are Combinatorial Games through the Nim Game, where it becomes an excellent alternative to develop students' ability to act as subjects in the construction of their knowledge. After a brief presentation of the game's history and also the Theory of Combinatorial Games, the Nim Game will be worked on - an impartial game in which two players take turns alternating between moves, choosing one of the piles and removing any number of pieces. The work is developed around the elaboration of winning strategies. Practical activities will be presented, from the use of simple strategies to the most | en |
dc.format.extent | 54 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos combinatórios | pt_BR |
dc.subject | Jogo de Nim | pt_BR |
dc.subject | Estratégia vencedora | pt_BR |
dc.subject.ddc | 512.7 | pt_BR |
dc.title | Jogos combinatórios do tipo Nim como estratégia pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tales Aparecido Sanches Macedo_2022.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.