Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraiol, Thiago Fanellipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, José Alves dept_BR
dc.contributor.otherDantas, Sérgiopt_BR
dc.contributor.otherCastelani, Emerson Vitorpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T19:41:27Z-
dc.date.available2022-07-26T19:41:27Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiolpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo sobre o uso de recursos computacionais no ensino de matemática no Ensino Médio. A relevância deste estudo está em mostrar como estão sendo introduzidas as novas tecnologias nos livros didáticos de matemática aprovados pelo Ministério da Educação - MEC e discutir se o uso correto do computador pode trazer melhorias para o ensino. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada através de análises de dois livros didáticos do Ensino Médio, tendo como principal apoio teórico Giraldo, Caetano e Mattos (2012). Constatou-se que as atividades propostas com o uso de softwares estão abaixo das expectativas quanto ao potencial das ferramentas usadas. Entretanto, percebemos que, mesmo partindo das propostas dos livros didáticos, é possível pensar nas atividades dando-lhes uma forma mais ampla, inserindo novos problemas e cenários de investigação onde as ferramentas tecnológicas são realmente importantespt_BR
dc.description.abstractThis work is a study about the use of computational resources in the teaching of mathematics in High School. The relevance of this study is to show how new technologies are being introduced in mathematics textbooks approved by the Ministry of Education (MEC) and to discuss if the correct use of the computer can bring improvements to teaching. The research has a qualitative character and it was carried out through analyzes of two high school textbooks, having as main theoretical support Giraldo, Caetano and Mattos (2012). It was verified that the activities proposed with the use of softwares are below the expectations regarding the potential of the tools used. However, we realize that even starting from the textbook proposals, it is possible to think of the activities giving them a broader form, inserting new problems and research scenarios where the technological tools are really importanten
dc.format.extent84 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titleAnálise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jose Alves de Oliveira_2019.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.