Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746
Autor(es): | Oliveira, José Alves de |
Orientador: | Ferraiol, Thiago Fanelli |
Título: | Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
Palavras-chave: | Software educacional;Matemática - Estudo e ensino;Abordagem interdisciplinar do conhecimento;Jogos educativos |
Data do documento: | 2019 |
Abstract: | Este trabalho é um estudo sobre o uso de recursos computacionais no ensino de matemática no Ensino Médio. A relevância deste estudo está em mostrar como estão sendo introduzidas as novas tecnologias nos livros didáticos de matemática aprovados pelo Ministério da Educação - MEC e discutir se o uso correto do computador pode trazer melhorias para o ensino. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada através de análises de dois livros didáticos do Ensino Médio, tendo como principal apoio teórico Giraldo, Caetano e Mattos (2012). Constatou-se que as atividades propostas com o uso de softwares estão abaixo das expectativas quanto ao potencial das ferramentas usadas. Entretanto, percebemos que, mesmo partindo das propostas dos livros didáticos, é possível pensar nas atividades dando-lhes uma forma mais ampla, inserindo novos problemas e cenários de investigação onde as ferramentas tecnológicas são realmente importantes This work is a study about the use of computational resources in the teaching of mathematics in High School. The relevance of this study is to show how new technologies are being introduced in mathematics textbooks approved by the Ministry of Education (MEC) and to discuss if the correct use of the computer can bring improvements to teaching. The research has a qualitative character and it was carried out through analyzes of two high school textbooks, having as main theoretical support Giraldo, Caetano and Mattos (2012). It was verified that the activities proposed with the use of softwares are below the expectations regarding the potential of the tools used. However, we realize that even starting from the textbook proposals, it is possible to think of the activities giving them a broader form, inserting new problems and research scenarios where the technological tools are really important |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiol Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jose Alves de Oliveira_2019.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.