Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6747
Autor(es): Tokunaga, Marta
Orientador: Azambuja, Leonardo Dirceu de
Título: O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
Banca: Andrade, Léia de
Banca: Lopes, Claudivan Sanches
Palavras-chave: Rede pública estadual de ensino - Paraná (Estado) - Imigrantes;Políticas públicas - Paraná (Estado) - Aluno imigrante;Inclusão escolar - Maringá (PR) - Imigrantes
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: TOKUNAGA, Marta. O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá: análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula. 2022. 103 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá/PR. Para atender esse objeto de estudo, a escolarização de imigrantes, inclui informações e análise das políticas públicas para educação voltada à escolarização de imigrantes e das estratégias didático-pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar a imigrantes internacionais. Para entendermos como ocorre o processo de matrícula de imigrantes e inserção no ambiente escolar, partiremos da análise de documentos oficiais que asseguram o direito à educação aos imigrantes no Brasil e no Paraná. Posteriormente, vamos desenvolver a reflexão sobre os desafios de lecionar ou do ensino-aprendizagem, especialmente, na disciplina de Geografia, em um ambiente intercultural. Na metodologia adotada para esta investigação, além da pesquisa em fontes bibliográficas e documentais, privilegiamos identificar os aspectos qualitativos da realidade por meio de questionários direcionados para docentes e equipes diretivas das escolas, e da interpretação dos dados obtidos via metodologia da análise de conteúdo. Ressalta-se que a inclusão escolar de imigrantes internacionais, por si só, não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Mas que também é necessária a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalho aos profissionais da educação, para que consigam desenvolver, junto com estes alunos, novas possibilidades de aprendizagem que os auxiliem no processo de inclusão escolar, contribuindo, assim, para o processo de reterritorialização desses sujeitos
The purpose of this research is to better understand the process of foreign immigrant students' induction and learning in the public school system in Maringá, PR. This study includes Information and analysis of public policies for education directed at the schooling of immigrants, as well as the didactic and pedagogical tactics employed by Geography teachers to teach foreign immigrants are included in this study's objectives. In order to fully understand how the process of immigrant enrollment and their induction into the school environment works, we will analyse formal documentation that provides the immigrants in Brazil and Paraná the right to have an education. Subsequently, we will discuss the difficulties of teaching or teaching-learning in a multicultural environment, particularly in Geography. Despite carrying this research in bibliographical and documentation sources, we privilege finding qualitative components of the reality through questionnaires sent to teachers and school administration teams, as well as the study of the data collected through content analysis approach. It is highlighted that overseas immigrants' engagement at school do not ensure considerable learning. However, continuous education and better working circumstances for educators are required, so that they can develop new learning opportunities for these children, assisting them in the process of school inclusion and contributing to their process of re-territorialization
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Leonardo Dirceu Azambuja
Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6747
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marta Tokunaga_2022.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.