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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastelani, Emerson Vitorpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Diego Samuel Macielpt_BR
dc.contributor.otherShirabayashi, Wesley Vagner Inêspt_BR
dc.contributor.otherBraga, Clezio Aparecidopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-27T14:30:12Z-
dc.date.available2022-07-27T14:30:12Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6748-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Vitor Castelanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019pt_BR
dc.description.abstractO Diagrama de Voronoi, um dos topicos mais discutidos na area da Geometria Computacional, possui grande difusao em meio a varios estudos, por ?em pouco se sabe da abordagem deste tema em atividades de ensino. Propoem-se um suporte didatico com utilização da tematica, diante das dificuldades de abstracao no campo da matematica, para metodologia mais dinamica e interativa colaborando para compreensao objetiva do aprendizado e construcao de conhecimentos. Tendo Teoria dos Jogos em evidencia, Jogos de Voronoi, diagramas condicionados, despertaram interesse para o foco da pesquisa abordando 4 jogos, a saber, Tradicional Linear, Hotelling, Tradicional No Plano e Maxima Vizinhanca, explanando suas jogabilidades e estrategias de vitoria. A sequencia da exposicao das ideias, pela revisao bibliografica, contribuiu para estabelecer a capacidade de aplicacoes da estrutura, principalmente com insercao de algoritmos e estruturas de dados, para a resolucao computacional de problemas geometricospt_BR
dc.description.abstractThe Voronoi Diagram, one of the most discussed topics in the area of Computational Geometry, is widely disseminated through several studies, but little is known about the approach of this topic in teaching activities. It is proposed a didactic support with the use of the thematic, faced with the difficulties of abstraction in the field of mathematics, for a more dynamic and interactive methodology collaborating for objective understanding of the learning and construction of knowledge. Having the Game Theory in evidence, Voronoi Games, conditioned diagrams, aroused interest in the research focus addressing 4 games, namely Traditional Linear, Hotelling, Traditional On A Plane and Maximum Neighborhood, explaining their gameplay and winning strategies. The sequence of the exposition of the ideas, through the bibliographic review, contributed to establish the capacity of applications of the structure, mainly with the insertion of algorithms and data structures, for the computational resolution of geometric problemsen
dc.format.extent80 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDiagrama de Voronoipt_BR
dc.subjectJogos de Voronoipt_BR
dc.subjectGeometria computacionalpt_BR
dc.subject.ddc519.8pt_BR
dc.titleDiagrama de Voronoi : uma abordagem sobre jogospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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