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Autor(es): Antoniassi, Clodoaldo Penha
Orientador: Fujimaki, Mitsue
Título: Avaliação da difusão de inovação da qualificação da gestão do sus em saúde bucal : uma análise espacial
Banca: Lolli, Luiz Fernando
Banca: Siqueira, José de Oliveira
Banca: Barcellos, Christovam
Palavras-chave: Saúde bucal;Odontologia;Sistema Único de Saúde (SUS);Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ANTONIASSI, Clodoaldo Penha. Avaliação da difusão de inovação da qualificação da gestão do sus em saúde bucal: uma análise espacial. 2019. 60 f. Dissertação (mestrado em Odontologia Integrada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Introdução: A Política Nacional de Saúde Bucal aponta a necessidade de aprimorar a gestão do cuidado e do trabalho no SUS para garantir uma atenção à saúde resolutiva e integral à população. Nessa perspectiva, as Universidades têm um importante papel de oportunizar a educação dos profissionais, visando o aprimoramento das práticas, atendendo as diretrizes do SUS. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a difusão de inovação do processo de qualificação da gestão do SUS em Saúde Bucal no Paraná. Método: Trata-se de um estudo exploratório, do tipo ecológico, analisando áreas geográficas delimitadas, municípios e regionais de saúde, para verificar o processo de difusão do Curso de extensão "Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal", realizado em quatro ciclos de capacitação, de 2012 a 2019, na qual o aluno de um ciclo pode tornar-se um multiplicador do ciclo seguinte, por adesão voluntária. Durante o Curso, os participantes realizaram o diagnóstico da gestão local e planejamento, apresentaram e implementaram propostas de intervenções, que foram descritas em um trabalho de conclusão do curso. Foram elaborados mapas utilizando bancos de dados do Curso e o Software QGIS para os Municípios e Regionais de Saúde que aderiram e concluíram os quatro ciclos, analisando a difusão de inovação por meio da Teoria de Difusão de Inovação de Rogers. Resultado: No total do processo, realizaram a inscrição voluntária 1.304 profissionais da saúde (equipe multiprofissional) de 321 municípios (80% dos municípios do Paraná), e 877 participantes de 259 municípios (65%) concluíram o Curso. O Curso apresentou a vantagem relativa, compatibilidade, observabilidade, experimentabilidade e baixa complexidade, além de utilizar canais de comunicação adequados e de ter o favorecimento do sistema social e o esforço dos agentes de mudança no processo. Conclusão: Conclui-se que o Curso de Qualificação da Gestão do SUS em saúde bucal apresentou as características da Teoria da Difusão de Inovação, configurando-se um processo inovador em educação profissional com distribuição espacial no Estado do Paraná, reforçando o papel da importância da integração ensino/serviço em benefício da população
Introduction: The National Oral Health Policy points to the need to improve care and work management in the SUS to ensure resolute and integral health care for the population. In this perspective, Universities have an important role in providing the education of professionals, aiming at improving practices, meeting SUS guidelines. Objective: The objective of this work was to evaluate the diffusion of innovation of the SUS management qualification process in oral health in Paraná. Method: This is an exploratory ecological study, analyzing delimited geographical areas, municipalities and regional health, to verify the diffusion process of the "Qualification of SUS Management in Oral Health", conducted in four cycles. from 2012 to 2019, in which the student of one cycle can become a multiplier of the next cycle, by voluntary adhesion. During the course, participants made the diagnosis of local management and planning, presented and implemented intervention proposals, which were described in the Course Completion Work. Maps were prepared using Course databases and the QGIS Software for the municipalities and Regional Health that adhered to and completed the four cycles, analyzing the diffusion of innovation through Rogers' Diffusion of Innovation Theory. Result: A total of 1,304 health professionals (multidisciplinary team) from 321 municipalities (80% of the municipalities of Paraná) and 877 participants from 259 municipalities (65%) completed the course. The course presented the relative advantage, compatibility, observability, experimentability and low complexity, besides using adequate communication channels and having the favor of the social system and the effort of agents of change in the process. Conclusion: It is concluded that the SUS Management Qualification Course in oral health presented the characteristics of the Innovation Diffusion Theory, constituting an innovative process in professional education with spatial distribution in the State of Paraná, reinforcing the role of the importance of teaching / education integration service for the benefit of the population
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mitsue Fujimaki
Dissertação (mestrado em Odontologia Integrada) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6757
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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