Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerafim, Vanda Fortunapt_BR
dc.contributor.authorPaes, Ana Carolina Lamosapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T19:31:53Z-
dc.date.available2023-10-25T19:31:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationPAES, Ana Carolina Lamosa. As faces da deusa: o feminino e o neopaganismo na obra literária As brumas de Avalon. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2020., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6786-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Vanda Fortuna Serafim.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho, pretendemos analisar o feminino e o neopaganismo na obra As brumas de Avalon, escrita por Marion Zimmer Bradley, publicada inicialmente em volume único, nos Estados Unidos, no ano de 1982, pela editora Alfred Knof. A partir da primeira edição, a obra foi dividida em quatro livros, intitulados: A senhora da magia, A grande rainha, O gamo-rei e O prisioneiro da árvore. A obra narra o mito arturiano pela perspectiva das mulheres, dando a ver, nesse sentido, as sacerdotisas, rainhas e deusas, até então, silenciadas. Acreditamos que a narrativa de Bradley, tal como ela é, se dá em consequência de seu contexto histórico e os movimentos que dele fazem parte. O movimento feminista e o movimento neopagão experienciam um momento favorável no contexto da segunda metade do século XX, acompanhado de uma tendência ao questionamento de crenças conservadoras e institucionalizadas. Tendo em vista tais considerações, propõe-se ao longo do percurso deste trabalho analisar essa obra através do terreno onde se desdobram as crenças e práticas, a saber, a história cultural, onde, do ponto de vista metodológico, as observações propostas por Michel de Certeau considerando o lugar social enquanto parte importante da operação historiográfica, e os apontamentos de Roger Chartier acerca das visões de mundo, apropriações e representações, se fazem essenciais. Levando em consideração que a fonte literária é uma narrativa que partilha de construções fictícias, não é possível realizar um trabalho metodológico sem analisar seu contexto de produção e os elementos que o circunscreve. Posto isso, tomamos Sandra Pesavento, que, por meio do imaginário, auxilia na compreensão da construção de sentido tanto da produção da obra quanto de sua recepção. Ao longo de nossa análise, pode ser constatado que Marion Zimmer Bradley evidencia a figura feminina nas faces da Deusa, mecanismo esse que permite autoidentificação da parte de mulheres diversas, e caminha, por conseguinte, a realizar um exercício de conciliação entre as religiões da Deusa e a religião do Deus cristão, apresentando, durante toda sua narrativa, características presentes em cada uma delas, de modo a proporcionar uma sensação de harmonia entre ambas. Consideramos que a obra figura como importante divulgadora da narrativa neopagã, lançando luz à essa nova religião, nascida no século XX e angariando novos adeptos, sem deixar de dar espaço às mulheres, agentes importantes na construção da história. Falaremos, pois, dessas mulheres.pt_BR
dc.description.abstractIn the present study, we intend to analyze the feminine and neo-paganism in the work The Mists of Avalon, written by Marion Zimmer Bradley, initially published as a single-volume, in the United States, in the year of 1982 by editor Alfred Knof. After the first edition, the work was split into four books, titled: Mistress of Magic, The High Queen, The King Stag and The Prisoner in the Oak. The work narrates the Arthurian myth through women’s perspective, enfocusing, in this sense, the priestesses, queens and Goddesses silenced until then. We believe that Bradley’s narrative, as it is, occurs as a result of her historical context and the movements that are part of it. The feminist movement and the neo-pagan movement experience a fortunate moment in the context of the second half of the 20th century, accompanied by a tendency to question conservative and institutionalized beliefs. In view of such considerations, it is proposed throughout the course of this study to analyze this work through the terrain where beliefs and practices unfold, namely, cultural history, where, from a methodological point of view, the observations proposed by Michel de Certeau considering the social place as an important part of the historiographic operation, and the notes of Roger Chartier about world views, appropriations and representations, are essential. Taking into account that the literary source is a narrative that shares fictional constructions, it is not possible to carry out a methodological work without analyzing its context of production and the elements that circumscribe it. That said, we take Sandra Pesavento, who through the imaginary, assists in the comprehension of the construction of meaning both in the production of the work as in the reception of it. Throughout our analysis, it can be seen that Marion Zimmer Bradley highlights the female figure through the faces of the Goddess, a mechanism that allows self-identification from diverse women and, therefore, moves towards a reconciliation exercise between the religions of the Goddess and the religion of Christ, showing throughout the entire narrative characteristics present in each of them, in order to provide a feeling of harmony between both. We believe that the work appears as an important disseminator of the neo-pagan narrative, shedding light on this new religion, born in the 20th century and attracting new followers, while giving space to women, important agents in the construction of history. We will, therefore, speak of these women.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHistória das religiõespt_BR
dc.subjectNeopaganismopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectLiteratura - Análise literáriapt_BR
dc.subject.ddc907.2pt_BR
dc.titleAs faces da deusa : o feminino e o neopaganismo na obra literária As brumas de Avalonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Daniel Lula-
dc.contributor.referee2Venturini, Renata Lopes Biazotto-
dc.publisher.departmentDepartamento de História-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical161 f.-
dc.subject.cnpq2História-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Carolina Lamosa Paes_2020.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.