Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPelegrini, Sandra de Cássia Araújo, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorGregio, Gustavo Batistapt_BR
dc.contributor.otherEugênio, Marcos Francisco Napolitano dept_BR
dc.contributor.otherMello, Janaina Cardoso dept_BR
dc.contributor.otherSimili, Ivana Guilhermept_BR
dc.contributor.otherMesti, Regina Lúciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Históriapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T18:16:14Z-
dc.date.available2022-08-24T18:16:14Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6793-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Sandra de Cássia Araújo Pelegrini.pt_BR
dc.descriptionTese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa examina a imagem das mulheres na história brasileira por meio das narrativas fílmicas de "Desmundo", direção de Alain Fresnot de 2002; "Carlota Joaquina, princesa do Brazil", direção de Carla Camurati de 1995; e "Tieta do Agreste", direção de Cacá Diegues de 1996. Os longas-metragens foram produzidos durante o Cinema da Retomada, período que marcou a cinematografia nacional de meados dos anos de 1990, inaugurando uma nova forma de produzir cinema no país. Os filmes representam três períodos distintos da história do Brasil: primeiro, o século XVI, início da "colonização" portuguesa e a chegada das primeiras mulheres lusitanas a colônia, representada pela personagem Oribela; segundo, a história da princesa Carlota Joaquina, desde sua infância na Espanha, seu casamento com D. João em Portugal e sua vinda ao Brasil no início do século XIX; e terceiro, a experiência de vida e transgressões da personagem Tieta, no final do século XX. Nesse sentido, a partir das três protagonistas, problematizamos as relações entre os gêneros e principalmente, como a figura da mulher é interpretada e representada com base em estereótipos históricos relacionados a submissão, sensualidade e objetificação, princípios intimamente ligados ao imaginário patriarcal. Investigamos, portanto, como o poder e a força simbólica de dominação influenciam diretamente na construção dos valores, visões e signos nessas produções cinematográficas. Assim, cada artefato fílmico foi estudado de acordo com suas especificidades de criação, para tanto, estabelecemos fundamentalmente um paralelo entre a escrita da História e a narrativa audiovisual do cinema, dialogando com a história das mulheres, a historiografia cultural, a teoria do cinema, teoria feminista e antropologia visual. Entre os aportes teóricos elencados para a pesquisa, destacam-se as proposições de Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Michelle Perrot, Joan Scott, Elizabeth Ann Kaplan e Jacques Aumont.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines the image of women in brazilian history through the film narratives of "Desmundo", directed by Alain Fresnot from 2002; "Carlota Joaquina, princesa do Brazil", directed by Carla Camurati from 1995; and "Tieta do Agreste", directed by Cacá Diegues in 1996. The feature films were produced during the Cinema da Retomada, a period that marked the national cinematography of the mid-1990s, inaugurating a new way of producing cinema in the country. The films represent three distinct periods in the history of Brazil. First, the 16th century, the beginning of portuguese "colonization" and the arrival of the first Portuguese women to the colony, represented by the character Oribela; Second, the story of Princess Carlota Joaquina, from her childhood in Spain, her marriage to D. João in Portugal and her arrival in Brazil in the early 19th century. And third, the life experience of the character Tieta, at the end of the 20th century. In this sense, from the three protagonists, we problematize the relations between genders and, mainly, how the figure of the woman is interpreted and represented based on historical stereotypes related to submission, sensuality and objectification, principles intimately linked to the patriarchal imaginary. We also investigate how the power and symbolic strength of domination directly influence the construction of values, visions and signs in these cinematographic productions. Thus, each filmic artifact was studied according to its specificities of creation, therefore, we fundamentally established a parallel between the writing of History and the audiovisual narrative of cinema, thus dialoguing, with the history of women, cultural historiography, the theory of cinema, feminist theory and visual anthropology. Among the main theoretical contributions listed for the research, the proposals of Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Michelle Perrot, Joan Scott and Jacques Aumont stand out.pt_BR
dc.format.extent260 f. : il. color., figs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subject.ddc791.4361pt_BR
dc.titleLuz, câmera, dominação : a imagem das mulheres na história dos filmes "Desmundo", "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil" e "Tieta do agreste"pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gustavo Batista Gregio_2020.pdf7,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.