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Autor(es): Vesco, Sérgio
Orientador: Mincoff, Luciane Braz Perez
Título: Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
Banca: Zanutto, Flávia
Banca: Feldman, Alba Krishna Topan
Palavras-chave: Oralidade;Pioneiros;Gênero textual
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: VESCO, Sérgio. Retextualizando da fala para a escrita: trajetória histórico-biográfica e escolar. 2018. 85 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018., Maringá, PR.
Abstract: O presente estudo é o resultado de um trabalho a partir do gênero oral biografia. Biografias são textos que marcam a história de vida dos sujeitos. Quando retomamos as biografias de pioneiros, temos exemplos das histórias de nossas cidades. Nesse sentido, a problemática inicial desta pesquisa adveio da observação de que havia na cidade de Formosa do Oeste, PR, um grande potencial de trabalho didático com os gêneros textuais discursivos orais, sobretudo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir dessa constatação, organizamos uma sequência didática para os nonos anos de Língua Portuguesa da Educação Básica a respeito dos processos de retextualização. Trabalhando com a oralidade e os conceitos de "transcrição", "retextualização" e "transposição de gêneros", a metodologia de estudo se valeu de revisão teórica sobre a oralidade, os gêneros orais com foco nas biografias, a formação docente nesse campo e os processos de retextualização de Marchuschi (2010). Como material para as aulas, usamos um corpus de dez textos produzidos por pioneiros do município selecionado (relatos e poemas). O objetivo foi elaborar retextualizações, por meio de uma sequência didática, que partissem da fala para a escrita, mostrando como o gênero oral biográfico auxilia o trabalho de retextualização para outros gêneros nas aulas de Língua Portuguesa, por meio de operações propostas por Marcuschi (2010) e o Projeto da Norma Urbana Linguística Culta (NURC). Vale salientarmos que este trabalho tomou também como base as teorias e estudos de Antunes (2003), Bakhtin (2003, 2004), as Diretrizes Estaduais de Língua Portuguesa (PARANÁ, 2008) e Fregonezi (1999). A sequência didática projetada se baseou em 10 passos, os quais previram a intertextualidade com outras disciplinas, o trabalho com o gênero oral literário bibliográfico e outros com essas características em suas esferas discursivas, a passagem da fala para a escrita a partir da análise linguística, a análise das potencialidades da língua a partir dos processos de retextualização e, por fim, a organização de uma revista que demonstra toda a trajetória didática feita, por parte dos educandos, ainda demonstrando o potencial do trabalho com os gêneros midiáticos. Concluímos que falta conhecimento teórico e materiais específicos voltados para o trabalho com o eixo oralidade em Língua Portuguesa e que o trabalho com a análise indo da fala para a escrita linguística é uma possiblidade de melhoria no domínio dos gêneros textuais por parte dos educandos. Os alunos participantes tomaram gosto pela criação textual em todas as suas variantes.
The present study is the result of a work from the oral biography genre. Biographies are texts that mark the life history of the subjects. When we return to pioneer biographies, we have examples from the stories of our cities. In this sense, the initial problem of this research came from the observation that in the city of Formosa do Oeste, PR, there was a great potential for didactic work with oral discursive textual genres, especially in the initial grades of Elementary School. Based on this observation, we organized a didactic sequence for the ninth years of the Portuguese Language of Basic Education regarding the processes of retextualization. Working with orality and the concepts of "transcription", "retextualization" and "transposition of genres", the methodology of study was based on theoretical revision on orality, oral genres focused on biographies, teacher training in this field and Marchuschi's (2010) retextualization processes. As material for the classes, we use a corpus of ten texts produced by pioneers of the selected municipality (reports and poems). The objective was to elaborate retextualizations, through a didactic sequence that proceeded from speech to writing, showing how the oral biographical genre assists the work of retextualization for other genres in Portuguese Language classes, through operations proposed by Marcuschi (2010) and NURC standards. It is worth mentioning that this work also took as a basis the theories and studies De Antunes (2003), Bakhtin (2003, 2004), the State Guidelines for Portuguese Language (PARANÁ, 2008) and Fregonezi (1999). The projected didactic sequence was based on 10 steps, which predicted the intertextuality with other disciplines, the work with the literary oral bibliographic genre and others with these characteristics in their discursive spheres, the passage from the speech to the writing from the linguistic analysis, the analysis of the potentialities of the language from the processes of retextualization and, finally, the organization of a magazine that demonstrated the didactic trajectory made by the students, still demonstrating the potential of the work with the media genres. We conclude that there is a lack of theoretical knowledge and specific materials aimed at the work with the orality axis in Portuguese Language and that the work with the analysis going from the speech to the linguistic writing is a possibility of improvement in the domain of the argumentative genres by the learners. Participating students took liking for textual creation in all its variants.
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff.
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6827
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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