Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatista, Michel Corcipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Camila Muniz dept_BR
dc.contributor.otherOrtiz, Adriano Josépt_BR
dc.contributor.otherSilva, Josie Agatha Parrilha dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Ciênciaspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T22:10:08Z-
dc.date.available2022-09-29T22:10:08Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6885-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Literatura e a Astronomia possuem potencialidades quando são incorporadas em práticas de ensino interdisciplinares que, em geral, visam instigar nos estudantes a atenção e a curiosidade, que são elementos essenciais para a construção da aprendizagem. Entre os inúmeros autores de Literatura brasileira, optamos em investigar uma das obras de Monteiro Lobato por ser um escritor que se destaca por sua veia científica, o que fomenta a inserção de suas obras em pesquisas de diversas áreas do conhecimento. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis relações entre o conto "O nosso sistema solar" da obra "Serões de Dona Benta" de Monteiro Lobato com a temática Astronomia. A abordagem metodológica para a constituição e a análise dos dados foi a qualitativa, especificamente a descritiva. Quanto aos procedimentos, utilizamos a pesquisa documental. Os dados foram analisados sob as lentes teóricas da análise de conteúdo de Bardin (1977) e a partir desta teoria, identificamos três categorias de análise: Categoria I. Evolução das estrelas, Espectro Solar e Manchas Solares; Categoria II. Sistema Solar e a Categoria III. Planetas e Exoplanetas. Mesmo tendo identificado que o conto não contempla todos os conceitos presentes nas categorias supracitadas, o mesmo se configura como uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem de conceitos astronômicos, visto que, a sua leitura propicia a idealização de um ambiente de discussão e reflexão a respeito dos elementos científicos apresentados. A análise dos dados da nossa pesquisa, nos permitem inferir que a o conto ‘O nosso sistema solar’ realiza o papel tanto de Literatura Infantil como de material didático que propicia condições para o ensino e a aprendizagem de conceitos astronômicos. Além disso, compreendemos que as principais contribuições deste trabalho sejam de oferecer subsídios conceituais para os docentes incorporarem em sua proposta curricular, evidenciando algumas possibilidades de intersecção entre a Literatura Infantil de Monteiro Lobato e a área de Educação em Astronomia.pt_BR
dc.description.abstractLiterature and Astronomy have potential when incorporated into interdisciplinary teaching practices that, in general, aim to instigate students' attention and curiosity, which are essential elements for the construction of learning. Among the countless authors of Brazilian Literature, we chose to investigate one of Monteiro Lobato's works because he is a writer who stands out for his scientific vein, which encourages the insertion of his works in research in different areas of knowledge. Thus, this study aimed to analyze the possible relationships between the short story "Our solar system" from the work "Serões de Dona Benta" by Monteiro Lobato with the theme Astronomy. The methodological approach for the constitution and analysis of data was qualitative, specifically descriptive. As for the procedures, we used document research. Data were analyzed under the theoretical lens of Bardin's content analysis (1977) and from this theory, we identified three categories of analysis: Category I. Evolution of stars, Sun Spectrum and Sunspots; Category II. Solar System and Category III. Planets and Exoplanets. Even having identified that the short story does not include all the concepts present in the aforementioned categories, it is configured as a helping tool in the teaching and learning process of astronomical concepts, as its reading provides the idealization of an environment for discussion and reflection about the scientific elements presented. The analysis of our research data allows us to infer that the short story 'Our Solar System' plays the role of children's literature as well as teaching material that provides conditions for teaching and learning astronomical concepts. Furthermore, we understand that the main contributions of this work are to offer conceptual subsidies for teachers to incorporate in their curricular proposal, highlighting some possibilities of intersection between Monteiro Lobato's Children's Literature and the area of Astronomy Education.pt_BR
dc.format.extent75 f. : il., figs., tabs. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAstronomia - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLobato, Monteiro, 1882-1948 - O nosso sistema solarpt_BR
dc.subject.ddc520.7pt_BR
dc.titleLiteratura e astronomia : uma análise descritiva do conto ‘O nosso sistema solar’ da obra ‘Serões de Dona Benta’ de Monteiro Lobatopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Camila Muniz de Oliveira_2021.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.