Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6890
Autor(es): Paiva, Héres Faria Ferreira Becker
Orientador: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Título: Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Banca: Kravchychyn, Claudio
Banca: Both, Jorge
Banca: Herold Junior, Carlos
Palavras-chave: Professores de educação física - Formação;Educação física - Formação inicial
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: PAIVA, Héres Faria Ferreira Becker. Formação inicial em educação física: aproximações com a educação básica. 2020. 188 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
Abstract: O curso de graduação Licenciatura em Educação Física é a porta de entrada para a formação inicial de professores em nível superior. É um período responsável por envolver no processo de ensino e aprendizagem aspectos cognitivos, afetivos e de valores, reforçando atitudes significativas para toda a vida profissional. No contexto da formação inicial, deve haver relação de aproximação entre a universidade e a Educação Básica. Desse modo, a presente tese teve como objetivo analisar a interlocução existente entre a formação inicial de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior pública do Estado do Paraná e as exigências da realidade da Educação Básica. O contexto da pesquisa envolveu os docentes efetivos e os acadêmicos do 3° e 4° ano do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cuja participação se deu por meio de entrevista semiestruturada com os docentes, questionário aplicado aos acadêmicos, especificamente construído e validado para a presente pesquisa, bem como a participação em um grupo focal. Em um primeiro momento, foi conduzida a análise qualitativa, por meio da seleção documental de materiais escritos, artigos, teses e dissertações como fonte de informações à questão de interesse da pesquisa. Em um segundo momento, foi realizada a caracterização e a análise dos documentos oficiais, examinando-se as Resoluções Nacionais, os Projetos Pedagógicos de Educação Física das Universidades Estaduais do Paraná e os PPs anteriores a 2016, da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Em um terceiro momento, foram analisados os documentos técnicos, como planejamento anual das disciplinas e projetos de pesquisa e extensão em andamento ofertados pelos professores da IES. A técnica utilizada para exame dos documentos selecionados foi a de análise de conteúdo, selecionando-se como análise a unidade de contexto. Para a análise quantitativa utilizou-se de estatística descritiva e inferencial (frequência e porcentagem), valendo-se do software estatístico SPSS 25.0. Os resultados indicam que a formação inicial da Licenciatura em Educação Física da IES investigada atende aos aspectos legais, pelo cumprimento das horas mínimas instituídas para seus componentes curriculares e a integralização do curso. No entanto, foi possível observar que nem sempre o prometido e o registrado nos documentos se efetivam, dessa forma, o curso aproxima-se pouco da Educação Básica, futuro campo de intervenção. Diante disso, conclui-se que para que haja um envolvimento entre o curso de Licenciatura em Educação Física e a Educação Básica, o PP precisa ser planejado, estruturado e desenvolvido ampliando a aproximação de seus conteúdos e procedimentos com a Educação Básica, desde o início do curso, com a efetiva atuação docente direcionada à correção das incoerências e divergências apontadas na pesquisa.
The Physical Education undergraduate course is the gateway to the initial training of teachers at a higher level. It is a period responsible for involving cognitive, affective and values aspects in the teaching and learning process, reinforcing significant attitudes for all professional life. In the context of initial training, there must be a close relationship between the university and Basic Education. Therefore, the present thesis aimed to analyze the existing dialogue between the initial formation of a Degree in Physical Education from a public Higher Education Institution in the State of Paraná and the requirements of the reality of Basic Education. The research context involved permanent faculty members and 3rd and 4th year academic students of the Physical Education Degree course at the State University of Northern Paraná (UENP), whose participation took place through semi-structured interviews with teachers, questionnaire applied to academics, specifically built and validated for this research, as well as participation in a focus group. At first, qualitative analysis was carried out, through the documentary selection of written materials, articles, theses and dissertations as a source of information to the question of interest in the research. In a second step, the characterization and analysis of official documents was carried out, examining the National Resolutions, the Pedagogical Projects of Physical Education of the State Universities of Paraná and the PPs prior to 2016, of the State University of Northern Paraná. In a third moment, the technical documents were analyzed, such as annual planning of the disciplines and ongoing research and extension projects offered by IES professors. The technique used to examine the selected documents was content analysis, selecting the context unit as the analysis. For quantitative analysis, descriptive and inferential statistics (frequency and percentage) were used, using the statistical software SPSS 25.0. The results indicate that the initial formation of the Degree in Physical Education of the investigated IES meets the legal aspects, by the fulfillment of the minimum hours instituted for its curricular components and the completion of the course. However, it was possible to observe that not always what was promised and registered in the documents takes effect, thus, the course is not very close to Basic Education, the future field of intervention. Therefore, it is concluded that for there to be an approximation between the Physical Education Degree course and Basic Education, the PP needs to be planned and structured, in order to develop and expand the involvement with Basic Education, since the beginning of course, with effective teaching action aimed at correcting inconsistencies and divergences pointed out in the research.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.
Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6890
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Heres Faria Ferreira Becker Paiva_2020.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.