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Autor(es): Piovani, Verónica Gabriela Silva
Orientador: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Título: Modelo de transferência de formação no estágio obrigatório do curso de bacharelado em Educação Física
Banca: Fiorese, Lenamar
Banca: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Banca: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Banca: Nascimento, Juarez Vieira do
Banca: Milisted, Michel
Palavras-chave: Educação física - Ensino e aprendizagem;Educação física - Formação acadêmica
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PIOVANI, Verónica Gabriela Silva. Modelo de transferência de formação no estágio obrigatório do curso de bacharelado em Educação Física. 2020. 270 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
Abstract: No contexto dos cursos de Bacharelado em Educação Física (BEF), existem evidências que indicam a necessidade de aprimorar as propostas de estágio obrigatório (EO) de modo que tenham mais vínculo com os conteúdos do curso e com as demandas dos distintos campos de intervenção do profissional de Educação Física. Nesse sentido, o modelo de transferência de formação proposto por Burke e Hutchins (2008) no âmbito da formação continuada, propõe uma série de fatores que afetam o estudante no momento de utilizar, descartar ou modificar uma aprendizagem construída num ambiente de ensino para o trabalho. Assim, o presente trabalho de investigação objetivou estudar o modelo de transferência de formação no estágio obrigatório (EO) do curso de BEF. Para verificar as possibilidades do modelo no EO, foi realizada uma pesquisa qualitativa fundamentada no paradigma interpretativo, na qual foram aplicadas três abordagens metodológicas: revisão de escopo, análise documental e história de vida. A revisão de escopo realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Lilacs, Scielo, Redalyc e Cinhal, encontrou 18 estudos sobre o EO em cursos de BEF desde o ano de 1987 até 2018. As principais temáticas elencadas no estudos foram: "Conhecimento, habilidades e atitudes relacionadas ao estágio", "Aspectos estruturais e organizacionais do estágio", "Supervisão do estágio", "Experiências de estágio", "Aspectos pedagógicos e metodológicos do desenvolvimento do estágio" e, "Características dos estudantes relacionadas ao estágio". A análise documental dos projetos pedagógicos e regulamentos de estágio de cinco cursos de BEF de universidades do estado do Paraná verificou que a estruturação dos estágios apresentava diferenças enquanto a sua carga horária e campos de intervenção. Predominavam os EO no esporte e na promoção da saúde. A pesquisa de história de vida realizada com 18 graduados de dois cursos de BEF do estado do Paraná, avaliou o modelo de transferência de formação no EO do curso de BEF antes, durante e após sua realização. Para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada e para a análise de dados empregou-se a análise temática. Entre os fatores que afetam o processo de transferência de formação antes da realização do EO evidenciaram-se sete categorias. Dez categorias foram identificadas durante a realização do EO e seis categorias de fatores foram encontradas após sua realização. Duas novas categorias foram observadas no modelo de transferência de formação para o EO do curso de BEF: o "Curso de graduação" e os "Clientes/alunos/atletas". Propõe-se que o modelo de transferência de formação no EO do curso de BEF é sistêmico. O tempo (antes, durante e depois do estágio) é uma variável que afeta o processo de transferência de aprendizagens do EO para o contexto da intervenção profissional junto com treze categorias de fatores: "Planejamento e organização do estágio", "Características do aprendiz", "Curso de graduação", "Professor/es", "Avaliação", "Supervisor/es", "Conteúdos do estágio", "Pares", "Ambiente de trabalho", "Clientes/alunos/atletas", "Aspectos da área de atuação", "Tamanho e estrutura da organização de emprego" e, "Aprendizagem". Destaca-se que o modelo é uma alternativa para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem no EO nos cursos de BEF.
There are evidence about the necessity of improving the mandatory internship (MI) proposals at the Physical Education Bachelor courses (PEB) to be more related to the course content and to attend the demands of the Physical Education labor market. In this sense, the transfer training model proposed by Burke and Hutchins (2008) in the human resource development area, proposes some factors that affect the student at the moment of using, discarding or modifying learning built in an educational context for work. Thus, the present research aimed to study the model of transfer of training in the MI of the PEB course. A qualitative research based on the interpretive paradigm was carried out to verify the possibilities of the model in the MI, in which three methodological approaches were applied: scoping review, document analysis and life history. The scoping review carried out in the Web of Science, Scopus, Lilacs, Scielo, Redalyc and Cinhal databases, found 18 studies on MI in the PEB courses from 1987 to 2018. The main themes listed in the studies were "Knowledge, abilities and attitudes related to internship"; "Structural and organizational aspects of internship"; "Internship supervision"; "Internship experiences"; "Pedagogical and methodological aspects of internship development" and; "Student's characteristics related to internship". The documentary analysis of the curriculum and MI regulations of five PEB courses from universities of the Paraná state (Brazil) found that the structure of the MI differed in terms of their hours and fields of intervention. The MI in sport and health promotion predominated. The life history research carried out with 18 graduates from two PEB courses of Paraná state, evaluated the training transfer model in the MI in the PEB course before, during and after its completion. A semi-structured interview was used for data collection and for data analysis, thematic analysis was used. Among the factors that affected the training transfer process before doing the internship, seven categories of factors were highlighted. Ten categories were identified during the realization of the MI and, six categories of factors were found after its realization. Two new categories were observed in the training transfer model for the MI of the PEB course: the "undergraduate course" and the "clients/students/athletes". It is proposed that the training transfer model in the MI of the PEB course is systemic. Time (before, during and after the internship) is a variable that affects the process of transferring learning from the MI to professional intervention along with thirteen categories of factors: "Internship planning and organization", "Learner characteristics", "Undergraduate course", "Teacher/s", "Assessment", "Supervisor/s", "Internship content", "Peers", "Working environment", "Clients/students/athletes", "Aspects related to the field area", "Size and structure of the employment organization" and, "Learning". It is highlighted that the model is an alternative to improve the teaching and learning processes in MI in PEB courses.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Ieda Parra Barbosa Rinaldi.
Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6891
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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