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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorRetamal, Franklin Castillopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T15:29:24Z-
dc.date.available2022-10-05T15:29:24Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationRETAMAL, Franklin Castillo. Avaliação: da formação inicial à realidade da escola. 2020. 157 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6893-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020pt_BR
dc.description.abstractNo ato educacional a avaliação se constitui como um conjunto de evidências que possibilita a obtenção de informações valiosas sobre o processo desenvolvido e o desempenho dos alunos em relação aos objetivos propostos. Esta tese teve como objetivo analisar como a formação inicial de um curso de pedagogia em Educação Física do Chile aborda o tema avaliação e o impacto no exercício profissional dos professores graduados nesta instituição. A investigação envolveu estudantes estagiários do último ano do curso, professores formadores e egressos. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise qualitativa, por meio da análise de conteúdo dos registros a partir de categorias de análise estabelecidas a priori, com o auxílio do software Nvivo10. As macro categorias de análise foram: conceito de avaliação, formação profissional e realidade escolar, cada uma delas subdivididas em subcategorias. Os resultados indicaram que existe concordância sobre o conceito de avaliação e o mesmo é desenvolvido nas aulas durante o curso de formação, contudo, distante do foco central da realidade escolar. Isso prejudica entendimentos e ações que possam ser replicadas e enriquecidas no cotidiano profissional. A formação está muito centrada em uma avaliação procedimental e vinculada à realidade do curso, ou seja, as estratégias empregadas não se aplicam e/ou se transferem para a escola. Não se atende as Diretrizes Nacionais Educacionais em ações pedagógicas que as discutam e as reflitam efetivamente para sua aplicação profissional. As experiências são realizadas entre os pares e não condizem com a vida cotidiana da escola e dos experimentos do estágio. A realidade escolar, apesar de ser enfocada em parte dos conteúdos formativos, ainda é bastante distante do que se vivencia nos estágios e na realidade escolar cotidiana. Por fim, entende-se que a formação em avaliação da EF no contexto escolar é um aspecto frágil e requer maior atenção, pois há dificuldade em enfrentar o processo de forma eficiente e eficaz, indicando que para aprender sobre avaliação e prática de ensino, a formação de professores deve ser situada e contextualizada, de modo a responder às demandas do sistema educativo. Conclui-se que o tema da avaliação tratado no processo formativo do professor de Educação Física da Universidad Católica del Maule não é concordante com a aplicação na realidade, pois a idealização da área não permite um desenvolvimento eficiente no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractIn the educational act, the evaluation constitutes a set of pieces of evidence that makes it possible to obtain valuable information about the developed process and the students' performance concerning the proposed objectives. This thesis aimed to analyze how the initial formation of a Physical Education pedagogy course in Chile addresses the theme of evaluation and the impact on the professional practice of teachers who graduated from this institution. The investigation involved intern student in their last year of physical education course, teacher trainers and graduates. As instruments of data collection, a questionnaire with open and closed questions, semi-structured interviews and focus groups were used. For data analysis, qualitative analysis was carried out, by analyzing the content of the records based on analysis categories established a priori, with the help of the NVivo10 software. The macro-categories of analysis were the concept of assessment, professional training and school reality, each subdivided into subcategories. Results indicated that there is agreement on the concept of evaluation and it is developed in class during the training course, however, far from the central focus of school reality. With this, the understandings and replicable actions, that enrich the professional routine, are harmed. The training, mainly centered on a procedural assessment, is linked to the reality of the course, that is, the strategies employed do not apply and/or are transferred to the school. The pedagogical actions and discussions of National Educational Guidelines are not taken into account for their effective professional application. The experiences are carried out among peers and do not match the daily life of the school and the experiments of the internship. The school reality, despite being focused on part of the training content, is still quite distant from what is experienced in the internships. Finally, it is understood that training in PE assessment in the school context is a fragile aspect. It requires more attention, as there is difficulty in facing the process in an efficiently and effectively manner. To learn about assessment and teaching practice, teacher training must be situated and contextualized to respond to the educational system demands. It is concluded that the subject of the evaluation dealt with in the formative process of the Physical Education teacher at Universidad Católica del Maule is not consistent with the application in reality, because the idealization of the area does not allow an efficient development in the school context.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física - Formação inicialpt_BR
dc.subjectEducação Física - Atuação profissionalpt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleAvaliação : da formação inicial à realidade da escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Souza, Vânia de Fátima Matias de-
dc.contributor.referee2Kravchychyn, Claudio-
dc.contributor.referee3Pimentel, Giuliano Gomes de Assis-
dc.contributor.referee4Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical157 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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