Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894
Autor(es): Rowiecki, Anderson Gerim
Orientador: Herold Junior, Carlos
Título: Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
Banca: Bendrath, Eduard Angelo
Banca: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Palavras-chave: Educação física - Ensino médio;Educação Física - Atuação profissional
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: ROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar a atual configuração pedagógica das aulas de Educação Física no Instituto Federal do Paraná, tendo por base os planos de ensino elaborados por docentes dessa instituição. Para isso, utilizamos a pesquisa documental de caráter descritivo. Foram selecionados os campi mais antigos relacionados às fases I e II da expansão da rede federal no Paraná, totalizando 13 campi. Selecionamos os planos de ensino referentes à Educação Física nos primeiros e últimos anos de cada campus. O acesso aos documentos foi realizado mediante envio de e-mails de solicitação, tendo sido retornados apenas por sete campi. Recebemos um total de 37 planos de ensino sobre os quais foram analisados os seguintes itens: estrutura do plano, objetivos, conteúdos e avaliação. Os objetivos e conteúdos foram agrupados em categorias gerais, quatro e seis categorias, respectivamente, favorecendo a análise devido à grande variabilidade desses itens. Além disso, recorremos aos documentos institucionais, tais como projetos pedagógicos de curso, relatórios de planos de desenvolvimento institucional de cada campus e os planos de desenvolvimento institucional do Instituto Federal do Paraná. A análise de conteúdo utilizando o método por análise de categorias temáticas foi o instrumento usado para extrair informações desses documentos. Como resultados, constatamos que os Institutos Federais, por sua organização, são um modelo de instituição educacional que favorece ações mais efetivas e de maior qualidade para os seus alunos. Além disso, os planos de ensino mostraram-nos que os objetivos que predominam nas aulas estão ligados ao movimento renovador da Educação Física.
This research aims to analyze the current pedagogical configuration of Physical Education classes leaded at the Instituto Federal do Paraná, based on the teaching plans prepared by teachers who works in that institute. In order to reach this goal, the study was methodologicallly leaded as a documentary research wich has descriptive character. Linked to the first and second phases of the expansion of the Federal Public School System in Paraná, 13 campuses were selected to be studied based on their teaching plans related to Physical Education classes of the first and last high school years. The access to the documents was made by sending request emails, wich were answered only by seven campuses. An amount of 37 teaching plans were received on which the following items were analyzed: structure of the plan, objectives, content and evaluation process. In the analysis, the objectives and contents were categorized into four and six categories, respectively, in order to organize the analysis due to the great variability of these items. In addition, we resort to institutional documents, such as course political-pedagogical projects, reports of institutional development plans for each campus and Instituto Federal do Paraná's development plans. The instrument used to extract information from these documents was the Content analysis, taking the thematic category analysis as method. As a result, we found out that Federal Institutes analyzed can be considerated a model of educational institution, by their organization, that makes possible more effective and higher quality actions for their students. In addition, the teaching plans reveled us that the predominant objectives stated to the classes are linked to the Physical Education renovating movement.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.
Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Anderson Gerim Rowiecki_2020.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.