Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHerold Junior, Carlospt_BR
dc.contributor.authorRowiecki, Anderson Gerimpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T15:51:24Z-
dc.date.available2022-10-05T15:51:24Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar a atual configuração pedagógica das aulas de Educação Física no Instituto Federal do Paraná, tendo por base os planos de ensino elaborados por docentes dessa instituição. Para isso, utilizamos a pesquisa documental de caráter descritivo. Foram selecionados os campi mais antigos relacionados às fases I e II da expansão da rede federal no Paraná, totalizando 13 campi. Selecionamos os planos de ensino referentes à Educação Física nos primeiros e últimos anos de cada campus. O acesso aos documentos foi realizado mediante envio de e-mails de solicitação, tendo sido retornados apenas por sete campi. Recebemos um total de 37 planos de ensino sobre os quais foram analisados os seguintes itens: estrutura do plano, objetivos, conteúdos e avaliação. Os objetivos e conteúdos foram agrupados em categorias gerais, quatro e seis categorias, respectivamente, favorecendo a análise devido à grande variabilidade desses itens. Além disso, recorremos aos documentos institucionais, tais como projetos pedagógicos de curso, relatórios de planos de desenvolvimento institucional de cada campus e os planos de desenvolvimento institucional do Instituto Federal do Paraná. A análise de conteúdo utilizando o método por análise de categorias temáticas foi o instrumento usado para extrair informações desses documentos. Como resultados, constatamos que os Institutos Federais, por sua organização, são um modelo de instituição educacional que favorece ações mais efetivas e de maior qualidade para os seus alunos. Além disso, os planos de ensino mostraram-nos que os objetivos que predominam nas aulas estão ligados ao movimento renovador da Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the current pedagogical configuration of Physical Education classes leaded at the Instituto Federal do Paraná, based on the teaching plans prepared by teachers who works in that institute. In order to reach this goal, the study was methodologicallly leaded as a documentary research wich has descriptive character. Linked to the first and second phases of the expansion of the Federal Public School System in Paraná, 13 campuses were selected to be studied based on their teaching plans related to Physical Education classes of the first and last high school years. The access to the documents was made by sending request emails, wich were answered only by seven campuses. An amount of 37 teaching plans were received on which the following items were analyzed: structure of the plan, objectives, content and evaluation process. In the analysis, the objectives and contents were categorized into four and six categories, respectively, in order to organize the analysis due to the great variability of these items. In addition, we resort to institutional documents, such as course political-pedagogical projects, reports of institutional development plans for each campus and Instituto Federal do Paraná's development plans. The instrument used to extract information from these documents was the Content analysis, taking the thematic category analysis as method. As a result, we found out that Federal Institutes analyzed can be considerated a model of educational institution, by their organization, that makes possible more effective and higher quality actions for their students. In addition, the teaching plans reveled us that the predominant objectives stated to the classes are linked to the Physical Education renovating movement.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação Física - Atuação profissionalpt_BR
dc.subject.ddc796pt_BR
dc.titleConfiguração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bendrath, Eduard Angelo-
dc.contributor.referee2Pimentel, Giuliano Gomes de Assis-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physicalxii, 150 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Anderson Gerim Rowiecki_2020.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.