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Autor(es): Campanholi, Carolini Aparecida Oliveira
Orientador: Herold Junior, Carlos
Título: A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Banca: Nunes, César Aparecido
Banca: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Banca: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Palavras-chave: Educação física - Ensino;Educação física - Formação acadêmica;Educação Física - Atuação profissional
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: CAMPANHOLI, Carolini Aparecida Oliveira. A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL. 2020. 317 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O objetivo da pesquisa consiste em analisar como os professores dos cursos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina - UEL compreendem a influência de suas formações pedagógicas e de suas experiências no Ensino Básico na constituição profissional de formadores de professores de Educação Física. A investigação envolveu 18 docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UEL e se deu por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, e a realização de uma entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo apresentando uma categorização que correlaciona os resultados em dois eixos basilares representados pelas categorias provenientes da temática da pesquisa (Formação Pedagógica e Experiência na Educação Básica) e subcategorias construídas a partir de conceitos síntese que emergiram da fala dos docentes durante as entrevistas (Importante, determinante e indispensável, e/ou Importante, mas não é determinante e indispensável). Os resultados evidenciam que a maioria dos professores pesquisados - 14 docentes (77,77%) considera a formação pedagógica como sendo uma qualificação importante e indispensável para a atuação de um educador que contribui na formação de outros professores, enquanto que, 4 professores (22,22%) a considera importante, mas não determinante nem indispensável. Quanto aos resultados obtidos sobre a compreensão que os docentes pesquisados possuem a respeito da experiência docente do professor universitário na Educação Básica, a maioria dos professores - 10 deles (55,55%) considera que possuir essa experiência é algo importante, determinante e indispensável. Enquanto que 8 professores (44,44%) concebem essa experiência como fator importante, mas não determinante, nem indispensável, considerando que a ausência de experiência pode ser suprida por outros fatores contributivos. Destaca-se assim a importância dada à formação e à experiência pelos docentes investigados, bem como pela literatura consultada. Nesse sentido, a amplitude de considerações a respeito dos dois fatores constituintes da qualificação docente dos professores universitários questionados pela pesquisa: a Formação Pedagógica e a Experiência Docente na Educação Básica, configura-se de maneira a considerá-los fatores importantes por parte dos entrevistados e cabíveis de maiores estudos e atenção por parte de outras universidades e instituições de Ensino Superior. Isso, tanto no que diz respeito à formação continuada dos educadores, quanto no tocante aos requisitos que constituem os instrumentos de seleção desses docentes, sugerindo desse modo, uma maior atenção e valorização a questão da experiência docente na Educação Básica em se tratando de professores que se candidatam a docentes universitários e atuarão na formação de futuros professores.
ABSTRACT: The objective of the research is to analyze how the teachers from Physical Education Degree courses at the State University of Londrina – UEL comprehend their influence of their pedagogical training and their experiences in Basic Education in the professional formation of Physical Education teachers. The research involved 18 professors of the Physical Education Degree course ate UEL and took place through the application of a questionnaire with written and multiple-choice questions and a semi-structured interview. The data computing was done through content analysis presenting a categorization that combines the results in two basic axes represented by the categories from the researched theme (Pedagogical Training and Experience in Basic Education) and subcategories made of the synthesis concepts that came from the teachers‘ speech during the interviews (Important, determinant, indispensable, and/or Important, but it is not determinant or indispensable). The results show that the majority of the teachers surveyed, 14 teachers (77.77%) consider pedagogical training to be an important qualification and indispensable for the performance of an educator who contributes to the formation of other teachers, while 4 teachers (22.22%) of the teachers consider important, but neither determinant nor indispensable. Regarding to the results about the comprehension that the researched teachers have regarding the teaching experience of the university professor in Basic Education, most teachers, 10 of them (55.55%), consider that having experience is something important, determinant and indispensable. For as much as 8 teachers (44,44%) conceive of this experience as an important factor, but neither determinant nor indispensable, and this lack of experience can be supported by contributory factors. This way, it stands out the importance given to training and experience by the researched professors, as well as by the read literature. Thus, the range of considerations about the two factors constituting the teaching qualification of the university teachers interviewed by the research: Pedagogical Training and Teaching Experience in Basic Education showed that the teachers consider important factors and further studies and attention from other universities and higher education intuitions. Therefore, both with regard to the continuing education of educators, and with regard to the requirements that constitute the instruments of the selection of the teachers, thus suggesting a greater attention and appreciation of the subject of teaching experience in Basic Education specially on teachers who apply for university professors and will work to train future teachers.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.
Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6895
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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