Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6899
Autor(es): Paz, Bruna
Orientador: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Título: Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
Banca: Schiavon, Laurita Marconi
Banca: Farias, Gelcemar Oliveira
Banca: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Banca: Souza, Juliano de
Palavras-chave: Treinadores esportivos;Esportes;Ginástica rítmica
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: PAZ, Bruna. Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil. 2019. 233 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente tese teve como objetivo mapear os saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica (GR), a partir das especificidades desse subcampo esportivo, e como eles podem se manifestar ou serem potencializados nos diferentes contextos e situações de aprendizagem na realidade brasileira. Assim, estruturaram-se quatro artigos. No primeiro, mobilizaram-se textos, livros e artigos sobre a GR e o referencial teórico de Pierre Bourdieu, para apresentar a trajetória da GR e identificar características, trajetória esportiva, aspectos relativos ao habitus da modalidade e as relações entre agentes dominantes e dominados, que a definem como um subcampo do campo esportivo. O segundo, uma revisão integrativa, analisou 12 produções sobre a formação de treinadores de ginástica, especialmente de GR. As produções foram organizadas em três grupos de temáticas: Formação geral de treinadores de ginástica; Proposta de programas de formação de treinadores de ginástica; Formação de treinadores de GR. E demonstraram a contextualização sobre onde os treinadores aprendem e se formam, experiências, competências trabalhadas e estruturadas nos diferentes contextos e limitações dos estudos sobre a trajetória formativa dos profissionais de GR. O terceiro envolveu 48 treinadores de GR brasileiros que trabalham em diferentes níveis de competições e que foram ou não ginastas. Aplicou-se um questionário para analisar as percepções sobre o impacto dos contextos de aprendizagem em seus processos formativos, considerando suas vivências esportivas anteriores a formação e seu nível de atuação como treinador. Constatou-se que, para eles, o contexto não formal e informal são os mais significativos e o contexto formal, a graduação, precisa associar com mais intensidade as bases teóricas das ações práticas, fato que já acontece na pós-graduação da área. Desta análise, emergiu os cenários dos: saberes experiências práticas; saberes conceituais reflexivos; saberes da ação; e saberes virtualizados. Com base nestas evidências, o quarto artigo elencou os saberes importantes para a atuação de treinadores de GR, articulando com os contextos e situações de aprendizagem, com base na expertise de seis renomadas profissionais da GR. Por meio de uma entrevista, concluiu-se que os saberes da experiência instigam a necessidade de uma base comum de conhecimentos para a realidade brasileira, os saberes específicos da prática da GR são prioritários para a atuação, os saberes conceituais críticos devem fundamentar e qualificar o fazer diário do treinamento e deve ser mais eficaz a transposição dos saberes de ginasta para a função de treinador. Os contextos não formal, informal e as situações internas, segundo as experts, foram apresentados como mais expressivos para o processo formativo dos treinadores. Nas evidências finais, os saberes da experiência devem ser utilizados de forma criativa e inovadora para que haja ruptura com práticas reprodutivas. Os saberes curriculares e disciplinares complementam e aprofundam os conhecimentos necessários do treinador e, associados com o saber fazer dos treinos, ganham novos sentidos e significados. Sugere-se, em curto prazo, a qualificação das propostas dos cursos de curta duração, o acesso facilitado de estágios e trocas de experiências, entendendo que tais ações impactam os processos formativos num movimento de conscientização dos treinadores de ginástica rítmica.
ABSTRACT: The present thesis aimed to map the necessary knowledge for the training of rhythmic gymnastics (RG) coaches, based on the specificities of this sports subfield, and how they can manifest or be enhanced in different contexts and learning situations in the Brazilian reality. Thus, four articles were structured. In the first, texts, books and articles about RG and Pierre Bourdieu's theoretical framework were mobilized to present the trajectory of RG and to identify characteristics, sporting trajectory, aspects related to the habitus of the modality and the relations between dominant and dominated agents, that define it as a subfield of the sports field. The second, an integrative review, analyzed 12 productions on the formation of gymnastics coaches, especially in RG. The productions were organized into three thematic groups: General formation of gym coaches; Proposal of formation programs for gymnastics coaches; Formation of RG coaches. And they demonstrated the contextualization about where coaches learn and graduate, experiences, skills worked and structured in the different contexts and limitations of studies on the formative trajectory of RG professionals. The third involved 48 Brazilian RG coaches who work at different levels of competitions and who were or were not gymnasts. A questionnaire was applied to analyze the perceptions about the impact of learning contexts on their formation processes, considering their previous sports experiences and their level of expertise as a coach. It was found that, for them, the non-formal and informal context are the most significant and the formal context, undergraduation, needs to associate more strongly the theoretical basis of practical actions, a fact that already happens in the postgraduate area. From this analysis emerged the scenarios of: practical experiences knowledge; reflective conceptual knowledge; knowledge of action; and virtualized knowledge. Based on this evidence, the fourth article listed the significant knowledge for the performance of RG coaches, articulating with the contexts and learning situations, based on the expertise of six renowned RG professionals. Through an interview, it was concluded that the experience knowledge instigates the need for a common knowledge basis for the Brazilian reality, the specific knowledge of the RG practice is a priority for the performance, the critical conceptual knowledge must substantiate and qualify the knowledge and the transposition of gymnastics knowledge into the role of coaches should be more effective. Non-formal and informal contexts and internal situations were presented as more expressive for the formation processes of coaches, according to the experts. In the final evidence, the knowledge of experience must be used in a creative and innovative way to break with reproductive practices. Curriculum and disciplinary knowledge complement and deepen the necessary knowledge of the coach and, associated with the know-how of training, gain new meanings. It is suggested, in the short term, the qualification of short course proposals, facilitated access to internships and exchange of experiences, understanding that such actions impact the training processes in a movement of awareness of rhythmic gymnastics coaches.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Leda Parra Barbosa Rinaldi.
Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6899
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Bruna Paz_2019.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.