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Autor(es): Collet, Giulia de Oliveira
Título: Alfabetismo midiático e perfil de busca de informações sobre saúde na internet
Palavras-chave: Alfabetismo midiático em saúde;Meios de comunicação de massa
Data do documento: 2021
Abstract: Com o crescimento do uso da internet e das redes sociais, as informações estão cada vez mais acessíveis para a população. No que diz respeito a saúde, é importante que as pessoas tenham elevado grau de alfabetismo midiático para saberem selecionar informações seguras. O alfabetismo midiático representa a capacidade de compreender, avaliar e criar conteúdo de mídia. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar a influência do alfabetismo midiático em saúde no perfil de busca de informações sobre saúde na internet bem como na qualidade de tomada de decisões referentes a saúde. Para isso foi utilizado o questionário validado eHeals, além de questões que abrangem o perfil de busca sobre saúde na internet, questões socioeconômicas e demográficas. 418 voluntários responderam ao questionário. A pontuação média foi 27,85 (±8,13), e houve relação estatisticamente significativa entre o escore do questionário eHeals e aqueles que buscam informações na internet sobre sintomas (p<0,001), diagnóstico e tratamento sugerido pelo profissional (p<0,001) e também entre aqueles que buscam as redes sociais do dentista antes de marcar uma consulta (p<0,001). Mostrando que pessoas com maior alfabetismo midiático fazem buscas online sobre saúde com maior frequência. A evidência gerada por esse estudo mostra que maiores renda e escolaridade estão associadas ao maior escore do eHeals. Além disso, pessoas com maiores pontuações do questionário de alfabetismo midiático em saúde, se mostraram mais críticas com relação aos conteúdos online e não se deixam influenciar pelos influenciadores digitais e estão mais propensos a fazerem consultas online
With the growth in the use of the internet and social networks, information is increasingly accessible to the population. With regard to health, it is important that people have a high degree of media literacy, or digital literacy, to know select secure information. Media literacy represents the ability to understand, evaluate and create media content. Therefore, the objective of this study is to evaluate the influence of media literacy in health on the profile of searching for health information on the internet as well as on the quality of health-related decision-making. For this, the validated eHeals questionnaire was used, in addition to questions covering the health search profile on the internet, socioeconomic and demographic issues. 418 volunteers answered the questionnaire. The average score was 27.85 (± 8.13), and there was a statistically significant relationship between the score of the eHeals questionnaire and those who seek information on the internet about symptoms (p <0.001), diagnosis and treatment suggested by the professional (p <0.001) and also among those who search the dentist's social networks before making an appointment (p <0.001). The evidence generated by this study shows that income and education are associated with the highest eHeals score. In addition, people with higher scores in the health media literacy questionnaire, almost always research their health status or the professional on the internet, are not influenced by digital influencers and are more likely to consult online
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marina de Lourdes Calvo Fracasso
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Gabriela Cristina Santin
Dissertação (mestrado em Odontologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6907
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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