Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCollet, Giulia de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherSantin, Gabriela Cristinapt_BR
dc.contributor.otherScheffel, Debora Lopes Sallespt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Fernanda de Moraispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências da Saúdept_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Odontologiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Odontologia Integradapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T18:16:29Z-
dc.date.available2022-11-17T18:16:29Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6907-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Marina de Lourdes Calvo Fracassopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Gabriela Cristina Santinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Odontologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.pt_BR
dc.description.abstractCom o crescimento do uso da internet e das redes sociais, as informações estão cada vez mais acessíveis para a população. No que diz respeito a saúde, é importante que as pessoas tenham elevado grau de alfabetismo midiático para saberem selecionar informações seguras. O alfabetismo midiático representa a capacidade de compreender, avaliar e criar conteúdo de mídia. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar a influência do alfabetismo midiático em saúde no perfil de busca de informações sobre saúde na internet bem como na qualidade de tomada de decisões referentes a saúde. Para isso foi utilizado o questionário validado eHeals, além de questões que abrangem o perfil de busca sobre saúde na internet, questões socioeconômicas e demográficas. 418 voluntários responderam ao questionário. A pontuação média foi 27,85 (±8,13), e houve relação estatisticamente significativa entre o escore do questionário eHeals e aqueles que buscam informações na internet sobre sintomas (p<0,001), diagnóstico e tratamento sugerido pelo profissional (p<0,001) e também entre aqueles que buscam as redes sociais do dentista antes de marcar uma consulta (p<0,001). Mostrando que pessoas com maior alfabetismo midiático fazem buscas online sobre saúde com maior frequência. A evidência gerada por esse estudo mostra que maiores renda e escolaridade estão associadas ao maior escore do eHeals. Além disso, pessoas com maiores pontuações do questionário de alfabetismo midiático em saúde, se mostraram mais críticas com relação aos conteúdos online e não se deixam influenciar pelos influenciadores digitais e estão mais propensos a fazerem consultas onlinept_BR
dc.description.abstractWith the growth in the use of the internet and social networks, information is increasingly accessible to the population. With regard to health, it is important that people have a high degree of media literacy, or digital literacy, to know select secure information. Media literacy represents the ability to understand, evaluate and create media content. Therefore, the objective of this study is to evaluate the influence of media literacy in health on the profile of searching for health information on the internet as well as on the quality of health-related decision-making. For this, the validated eHeals questionnaire was used, in addition to questions covering the health search profile on the internet, socioeconomic and demographic issues. 418 volunteers answered the questionnaire. The average score was 27.85 (± 8.13), and there was a statistically significant relationship between the score of the eHeals questionnaire and those who seek information on the internet about symptoms (p <0.001), diagnosis and treatment suggested by the professional (p <0.001) and also among those who search the dentist's social networks before making an appointment (p <0.001). The evidence generated by this study shows that income and education are associated with the highest eHeals score. In addition, people with higher scores in the health media literacy questionnaire, almost always research their health status or the professional on the internet, are not influenced by digital influencers and are more likely to consult onlinept_BR
dc.format.extent29 [11] f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlfabetismo midiático em saúdept_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subject.ddc617.6pt_BR
dc.titleAlfabetismo midiático e perfil de busca de informações sobre saúde na internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Giulia de Oliveira Collet_2021.pdf668,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.