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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHigasi, Maura Sassaharapt_BR
dc.contributor.otherFujimaki, Mitsuept_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Brígida Gimenezpt_BR
dc.contributor.otherRocha, Najara Barbosa dapt_BR
dc.contributor.otherDitterich, Rafael Gomespt_BR
dc.contributor.otherMaciel, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências da Saúdept_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Odontologiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Odontologia Integradapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T17:10:10Z-
dc.date.available2022-11-22T17:10:10Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6920-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Mitsue Fujimakipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Odontologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Odontologia no Brasil tem sido destaque pela produção científica, qualidade no atendimento clínico e por ser responsável por cerca de 20% dos cirurgiões-dentistas (CD) que estão no mercado no mundo. O Brasil possui um sistema de saúde universal que possibilita acesso à atenção odontológica a todo cidadão, o SUS, e que, nas últimas décadas desde a sua criação, passou por avanços nas políticas públicas, como a criação da Estratégia Saúde da Família (ESF). A Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, favoreceu a inclusão do CD na ESF, e assim um aumento crescente das Equipes de Saúde Bucal na ESF, além da implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas. Para adequar a formação profissional para as necessidades da sociedade, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da Saúde, incluindo a Odontologia, apontam para a formação de um profissional com perfil voltado para a atuação no serviço público e orienta que este aprendizado e vivência ocorram em ambientes reais de prática no SUS por meio dos estágios supervisionados. O objetivo desta pesquisa foi compreender a percepção de egressos e preceptores do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina em relação às práticas extramurais realizadas no SUS para a formação profissional, utilizando uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas individuais pela plataforma Google Meet, com egressos do Curso de Odontologia da UEL (n=20) e preceptores dos estágios supervisionados (n=12), que foram gravadas, transcritas e analisadas pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que representa a síntese da percepção do grupo entrevistado. Foram encontradas as seguintes Idéias Centrais para preceptores e egressos: estágio como importante espaço de formação profissional; compreensão da necessidade de aprendizagem do aluno nos estágios; valorização e importância do estágio; papel do preceptor e características do preceptor. Tanto os egressos como os preceptores compreenderam que as experiências durante os estágios vivenciados na realidade social foram válidas para a formação profissional, auxiliaram os estudantes a reconhecerem as fragilidades e fortalezas do SUS. Os egressos afirmaram que o preceptor tem um papel fundamental, pois é a referência para o estudante junto à equipe da Unidade Básica de Saúde e à comunidade. Além disso, é necessário que o preceptor tenha um perfil adequado, seja paciente, acolhedor, aberto ao diálogo, oportunizando experiências que estimulem o aluno a progredir, a ter vontade de aprender e a despertar o interesse pelo serviço público. Conclui-se que os preceptores e egressos reconheceram e valorizaram este espaço de interação e aprendizagem durante a formação. Além disso, os estágios extramuros realizados no Curso de Odontologia da UEL têm oportunizado a vivência em cenários de prática real do trabalho no SUS, buscando cumprir o seu papel na formação de um perfil profissional com habilidades e competências que atendam às necessidades da população e da sociedadept_BR
dc.description.abstractDentistry in Brazil has been highlighted for scientific production, quality in clinical care and for being responsible for about 20% of dentists who are on the labor market in the world. Brazil also has a universal health system that allows free access to dental care for all citizens, the Brazilian National Health System (SUS), and which, in the last decades since its creation, has undergone advances in public health policies, such as the creation of the Family Health Strategy (FHS). Brazilian National Oral health Policy, also known as Smiling Brazil, favored the inclusion of the CD in the ESF, and thus an increase in the Oral Health Teams in the ESF in addition to the implantation of the Dental Specialties Centers (CEO). In order to adapt professional training to the needs of society, the National Curriculum Guidelines for Health courses, including Dentistry, point to the formation of a professional with a profile focused on working in public health service and advises that this learning and experience take place in real practice environments in the Brazilian National Health System, through supervised internships. The objective of this research was to understand the perception of graduates and tutors of the Dentistry Course at the Universidade Estadual de Londrina (UEL) in relation to the Extramural activities practices carried out in Brazilian National Health System for professional training, using a qualitative approach. Individual interviews were carried out through the Google Meet platform, with of the Dentistry Course at UEL (n = 20) and tutors of supervised internships (n = 12), which were recorded, transcribed and analyzed by the Discourse of the Collective Subject (DSC) technique, which represents the synthesis of the perception of the interviewed group. The following Central Ideas were found for preceptors and graduates: the internship as an important space for professional training; understanding of the student's learning needs in internships; appreciation and importance of the internship; role and characteristics of the preceptor. Both the graduates and the preceptors understood that the experience during internships in social reality was important for professional formation, allowing the students to recognize weaknesses and strengths in the Brazilian National Health System. The graduates stated that the preceptors have a fundamental role as they act as a point of reference for the student with the team of the Basic Health Unit and the community. In addition, it is necessary that the preceptor has an appropriate profile, be patient, welcoming, open to dialogue, and provide opportunities that encourage the student to improve, to want to learn more and to awaken interest in the public service. It is concluded that the preceptors and graduates recognized and valued this space of interaction and learning during their training. In addition, the extramural internships carried out in the Dentistry Course at UEL have made it possible to experience real work practice scenarios in Brazilian National Health System, helping to fulfill their role in the formation of a professional profile with skills and competencies that meet the needs of the population and the communitypt_BR
dc.format.extent42 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Odontologiapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectPreceptorpt_BR
dc.subject.ddc617.6pt_BR
dc.titlePercepção de egressos e preceptores de odontologia em relação à prática no sus para a formação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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