Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEcker, Arney Eduardo do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Francislaine Campospt_BR
dc.contributor.otherNeves, Andréa Florindo daspt_BR
dc.contributor.otherBalan, Marcelo Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherMenezes, Maria Christine Berduscopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Agráriaspt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Agronomiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T23:31:37Z-
dc.date.available2022-11-25T23:31:37Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6933-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Arney Eduardo do Amaral Eckerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é demonstrar a importância de projetos multidisciplinares que envolvam o cultivo e jardinagem com viés agroecológico, no espaço físico de instituição escolar a fim de incentivar a conscientização ambiental e proporcionar qualidade de vida. O presente estudo Educação, Paisagismo e Jardinagem no Ambiente Escolar: Uma Abordagem Agroecológica, discute a necessidade de correlacionar os conhecimentos pedagógicos sistematizados aos conceitos práticos construídos na área da Agroecologia. O estudo observou o desenvolvendo do projeto multidisciplinar de Educação, Paisagismo e Jardinagem no Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva - Ensino Médio - CEMACS, no Município de Santa Fé, Paraná. O presente artigo atende à solicitação do Programa de Pós-graduação em Agroecologia da Universidade Estadual de Maringá para obtenção do título de Mestra em Agroecologia, Orientada pelo Profº Drº Arney Eduardo do Amaral Ecker. O estudo pretende apresentar articulações entre Educação e Agroecologia despertando o interesse da comunidade escolar em revitalizar e conservar os espaços de convívio, as interdependências que a arte da jardinagem propõe em linguagens e a importância da conscientização ambiental. Os resultados do estudo sobre o projeto de jardinagem concluíram que o envolvimento dos participantes possibilitou aproximações entre conteúdo sistematizado e a prática, que a convivência humana com as plantas trouxe benefícios no convívio escolar, formou novos hábitos de conduta entre educadores, educandos e comunidade escolar. Desta forma, verificou-se a importância de implantar projetos multidisciplinares que incentivam a conscientização sobre o meio ambiente e promovem a cultura ambientalpt_BR
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to demonstrate the importance of multidisciplinary projects that involve cultivation and gardening with an agroecological bias, in the physical space of a school institution in order to encourage environmental awareness and provide quality of life. The present study Education, Landscaping and Gardening in the School Environment: An Agroecological Approach, discusses the need to correlate systematized pedagogical knowledge with practical concepts constructed in the area of Agroecology. The study observed the development of the multidisciplinary project of Education, Landscaping and Gardening at the Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva - High School - CEMACS, in the municipality of Santa Fé, Paraná. This article meets the request of the Graduate Program in Agroecology at the State University of Maringá to obtain the title of Master in Agroecology, under the supervision of Prof. Dr Arney Eduardo do Amaral Ecker. The study intends to present articulations between Education and Agroecology, arousing the interest of the school community in revitalizing and conserving living spaces, the interdependencies that the art of gardening proposes in languages and the importance of environmental awareness. The results of the study on the gardening project concluded that the involvement of the participants enabled approximations between systematized content and practice, that human coexistence with plants brought benefits to the school environment, formed new habits of conduct among educators, students and the school community. Thus, it was verified the importance of implementing multidisciplinary projects that encourage awareness about the environment and promote environmental culturept_BR
dc.format.extent167 f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEducação - Projetos interdisciplinarespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPaisagismo - Jardins sustentáveispt_BR
dc.subject.ddc577.55pt_BR
dc.titleEducação, paisagismo e jardinagem no ambiente escolar : uma abordagem agroecológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Francislaine Campos Garcia_2020.pdf19,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.