Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Valter Afonsopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Jaime Oliveira dapt_BR
dc.contributor.otherBotelho, Delanept_BR
dc.contributor.otherVieira, Francisco Giovanni Davidpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Administraçãopt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T17:57:03Z-
dc.date.available2022-12-01T17:57:03Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6949-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valter Afonso Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNo processo de vendas, vendedores tendem a realizar julgamentos de seus clientes para a tomada de decisões. Para alcançar os objetivos da empresa, vendedores são orientados de acordo com as estratégias de vendas, que podem ser de manutenção ou prospecção de clientes. Esta pesquisa propõe o papel mediador das orientações de venda na relação entre os julgamentos de venda e o desempenho. As hipóteses sugerem associações diretas entre os julgamentos de venda (intuitivo e deliberativo) e as orientações de venda (manutenção e prospecção). Um levantamento foi realizado com 218 vendedores de lojas de calçados na cidade de Curitiba - Paraná. Os resultados indicam que o vendedor com julgamento intuitivo tende a prospectar clientes, enquanto o que apresenta julgamento deliberativo busca mantê-los. Constatou-se que as dimensões de julgamento de vendas realizam efeitos diretos e indiretos no desempenho em vendas. A análise adicional elaborada sugere o comportamento ambidestro entre a orientação de manutenção e prospecção para melhoria do rendimento nas vendas. Os achados estão de acordo com a literatura analisada. Por fim, são argumentadas as implicações teóricas e gerenciais, limitações e sugestões de futuras pesquisaspt_BR
dc.description.abstractIn the sales process, sellers tend to make judgments of their customers for decision-making. To achieve the company's objectives, sellers are oriented according to the sales strategies, which can be maintenance or customers prospecting. This research proposes the mediating role of sales guidelines in the relationship between sales judgments and performance. The hypotheses suggest direct associations between sales judgments (intuitive and deliberative) and the sales guidelines (maintenance and prospecting). A survey was conducted with 218 shoe store sellers in the city of Curitiba - Paraná State. The results indicate that the seller of intuitive judgment tends to prospect clients, while deliberative judgment seeks to keep them. It was found that the sales judgment dimensions have direct and indirect effects on sales performance. Further elaborated analysis suggests the ambidextrous behavior between maintenance orientation and prospecting for improve sales performance. The findings are in accordance with the analyzed literature. Finally, the theoretical and managerial implications, limitations and suggestions of future research are arguedpt_BR
dc.format.extent103 f. : il . (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVendas - Julgamento intuitivopt_BR
dc.subjectVendas - Julgamento deliberativopt_BR
dc.subjectVendas - Orientação de prospecçãopt_BR
dc.subjectVendas - Orientação de manutençãopt_BR
dc.subjectVendedores - Desempenhopt_BR
dc.subject.ddc658.81pt_BR
dc.titleEfeitos diretos e indiretos dos julgamentos e orientações no desempenho de vendaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
jaime Oliveira da Costa_2017.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.