Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6963
Autor(es): Amarante, Juliana Marangoni
Orientador: Crubellate, João Marcelo
Título: Institutional pressures, institutional work and the triple helix of innovation : a case study on the development of stanford university’s entrepreneurial turn
Banca: Pascucci, Lucilaine Maria
Banca: Machado, Hilka Pelizza Vier
Banca: Nascimento, Maurício Reinert do
Banca: Borges, William Antonio
Palavras-chave: Universidades - Estratégias organizacionais;Teoria institucional;Universidades - Empresas;Empreendedorismo - Universidades
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: AMARANTE, Juliana Marangoni. Institutional pressures, institutional work and the triple helix of innovation: a case study on the development of stanford university’s entrepreneurial turn. 2018. 150 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Nas sociedades baseadas no conhecimento, a inovação e, conseqüentemente, o desenvolvimento econômico emergem de relações da tripla hélice, isto é, da interação entre universidade, indústria e estado, que juntos criam condições para a produção, transferência e aplicação do conhecimento. Portanto, algumas universidades adotaram uma direcionamento empreendedor que inclui não apenas as práticas empreendedoras em si, mas também os processos internos que de fato levam a essas práticas. Com base na literatura pertinente sobre a Tripla Hélice da Inovação, Empreendedorismo Acadêmico e Teoria Institucional, em especial, Pressões Institucionais e Trabalho Institucional, sugiro, nesta tese, a seguinte proposição teórica: o direcionamento empreendedor de universidades é contingente ao trabalho institucional e pode ser compreendido como o resultado de uma confluência de forças que atuam de fora para dentro e de dentro para fora, e que são formadas por meio de uma interação histórica e recursiva entre pressões regulativas, normativas e culturaiscognitivas, derivadas de cada ator da tripla hélice, isto é, o estado, a indústria - ou a sociedade em um sentido mais amplo - e a universidade. Minhas principais contribuições teóricas consistem em: a) Posicionamento do direcionamento empreendedor de universidades no epicentro de todas as pressões e lógicas institucionais concorrentes no que se refere à criação de inovação; b) Caracterização do direcionamento empreendedor de universidades como um resultado da interação recursiva entre pressões regulativas, normativas e culturais-cognitivas, derivadas de cada ator da tripla hélice; e c) Ênfase no papel fundamental do trabalho institucional realizado por empreendedores institucionais no processo de desenvolvimento do direcionamento empreendedor de universidades. Visando uma verificação empírica de minha tese, foi escolhido compreender o desenvolvimento do direcionamento empreendedor da Universidade de Stanford. Para atingir esse objetivo, realizei um estudo de caso baseado principalmente em dados secundários, devido à característica histórica do fenômeno, e dados primários apenas complementares, como entrevistas conduzidas com membros do Office Of Technology Licensing em Stanford - OTL. A análise dos dados mostrou evidências da centralidade do direcionamento empreendedor de Stanford no desenvolvimento da região inovadora do Vale do Silício. Revelou também aspectos da interação recursiva entre a universidade e seu ambiente institucional que ajudou a moldar não apenas seu direcionamento empreendedor, mas também o contexto institucional como um todo; e finalmente, tornou-se evidente o papel central do Trabalho Institucional realizado pelos Empreendedores Institucionais, especialmente Frederick (Fred) Terman, no desenvolvimento do direcionamento empreendedor de Stanford e, portanto, no desenvolvimento da região inovadora do Vale do Silício
In knowledge-based societies innovation and, consequently, economic development arise from triple helix relations, that is, from the interaction between university, industry and state, that together create conditions for the production, transfer and application of knowledge. Therefore some universities have taken an entrepreneurial turn which includes not only the entrepreneurial practices themselves, but also the internal processes that actually lead to these practices. Based on pertinent literature on the Triple Helix of Innovation, Academic Entrepreneurship and Institutional Theory, in special, on Institutional Pressures and Institutional Work, in this thesis I suggest the following theoretical proposition: universities' entrepreneurial turn is contingent on institutional work and may be understood as a result of a confluence of inward and outward forces that are shaped through a historical and recursive interplay between regulative, normative and cultural-cognitive pressures, derived from each actor of the triple helix, that is, the state, the industry - or society in a broader sense - and the university. My main theoretical contributions consists on: a) placing the universities' entrepreneurial turn at the epicenter of all the competing institutional pressures and logics when it comes to innovation creation; b) characterizing the universities' entrepreneurial turn as a result of the recursive interplay between regulative, normative and cultural-cognitive pressures, derived from each actor of the triple helix; and c) stressing the fundamental role of the institutional work performed by institutional entrepreneurs in the process of developing the universities' entrepreneurial turn. Aiming at an empirical verification of my thesis, I choose to comprehend the development of Stanford University's Entrepreneurial Turn. In order to achieve this goal I conducted a case study based mainly on secondary data, due to the historical characteristic of the phenomenon, and just complementary primary data, such as interviews conducted with members of the Office Of Technology Licensing at Stanford - OTL. The analysis of the data showed evidence of the centrality of Stanford's Entrepreneurial Turn in the development of the innovative region of Silicon Valley. It also revealed aspects of the recursive interplay between the university and its institutional environment that helped to shape not only its Entrepreneurial Turn, but also the institutional context as a whole; and finally, it became evident the central role of the Institutional Work performed by the Institutional Entrepreneurs, especially Frederick (Fred) Terman, in the development of Stanford's Entrepreneurial Turn and, therefore, in the development of the innovative region of Silicon Valley
Descrição: Orientador: Prof. Dr. João Marcelo Crubellate
Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6963
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Marangoni Amarante_2018.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.