Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Pedro Luis Navarropt_BR
dc.contributor.authorLingnau, Carina Merklept_BR
dc.contributor.otherTasso, Ismara Eliane Vidal de Souzapt_BR
dc.contributor.otherBazza, Adélli Bortolonpt_BR
dc.contributor.otherVenturini, Maria Clecipt_BR
dc.contributor.otherBonácio, Daianypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Língua Portuguesapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T21:58:27Z-
dc.date.available2022-12-08T21:58:27Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6964-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017pt_BR
dc.description.abstractVivemos em um momento histórico em que a globalização é a palavra de ordem. A busca pelas relações globalizadas exige contato com outros países e preza pela internacionalização. Essa internacionalização aciona conexões no campo educacional, social, econômico, jurídico, entre outros. Nessa parceria entre globalização e internacionalização que ora são complementares, ora sinonímias, ocorre simultaneamente outra parceria: poder-saber. O jogo entre poder e saber é realizado através da linguagem que se ocupa de elementos discursivos e não discursivos. No que diz respeito aos elementos discursivos se faz necessário o uso de um idioma. Geopoliticamente compreendemos o uso da língua inglesa com função de destaque nas relações internacionais atuais e com isso a necessidade criada do ensino/aprendizado desse idioma no mundo contemporâneo. Assim, é nesse clima de globalização/internacionalização, poder-saber que o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) é idealizado e politicamente instituído pelo governo brasileiro nas instituições de ensino superior (IES). O CsF é uma ação dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), representados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Nesse contexto, o CsF emerge com a intenção de promover a internacionalização das IES nas seguintes áreas do conhecimento: exatas e biológicas/tecnológicas. Nesse cenário, defendemos a tese de que o CsF é uma ação prática do governo federal brasileiro e está imerso em um processo de governamentalidade que se estabelece em meio a ação e reação de dispositivos de governamentalidade que se ajustam e desajustam na dispersão e produzem efeitos que convergem e divergem dos objetivos do programa. Nessa perspectiva, ao inventariarmos para essa tese um corpus de entrevistas, documentos e mídias temos como objetivo central analisar os dispositivos de governamentalidade que mobilizam o discurso sobre o CsF. Ao desmembrar esse objetivo central tem-se como objetivos específicos a) compreender o programa CsF como um acontecimento discursivo; b) verificar quais dispositivos de governamentalidade são percebidos nos discursos produzidos sobre o CsF; c) refletir sobre os efeitos de governamentalidade que os dispositivos percebidos nos discursos produzidos sobre o CsF constroem; d) analisar os processos de subjetivação e resistências nas sequências enunciativas (SEs) do corpus. Como metodologia utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER & GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 1999, 2008a, 2014a). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1988, 2008b, 2014b, 2015a, 2015b, 2015c), Veiga-Neto (1999, 2002, 2014), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011), Bauman (1999, 1999a), entre outros. As análises mostraram que o programa CsF pode ser considerado um acontecimento e dispositivo de governamentalidade na UTFPR-FB. Além disso, verificamos como dispositivos de governamentalidade o programa CsF, a língua estrangeira inglesa e a globalização. Outrossim, os efeitos de governamentalidade do CsF na UTFPR-FB foram relacionados com os modos de subjetivação em que nas relações de poder-saber o programa CsF se apresenta em práticas discursivas ora de assujeitamento, ora de resistênciapt_BR
dc.description.abstractWe live in a historical moment in which globalization is the watchword. The search for globalized relations requires contact with other countries and values internationalization. This internationalization triggers connections in the educational, social, economic and legal fields, among others. In this partnership between globalization and internationalization that are now complementary, and sometimes synonymous, there is simultaneously another partnership: power-knowledge. The game between power-knowledge is realized through the language that deals with discursive and non-discursive elements. With regard to the discursive elements it is necessary to use a language. Geopolitically we understand the use of the English language with a prominent function in the current international relations and with it the created need of the teaching/ learning of that language in the contemporary world. Thus, it is in this mood of globalization/internationalization, power-knowledge that the Science without Borders Program (SwB) is idealized and politically instituted by the Brazilian government in higher education institutions. The SwB is an action of the Ministries of Science, Technology and Innovation (MCTI) and the Ministry of Education (MEC), represented by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and the Commission for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this context, the SwB emerges with the intention of promoting the internationalization of higher education institutions in the following areas of knowledge: exact and biological / technological. In this scenario, we defend the thesis that the SwB is a practical action of the Brazilian federal government and is immersed in a process of governmentality that is established amid the action and reaction of governmentality devices that adjust and misfit the dispersion and produce effects that converge and diverge from the objectives of the program. In this perspective, when we inventorize for this thesis a corpus of interviews, documents and media, we have as a central objective to analyze the devices of governmentality that mobilize the discourse on SwB. In dismembering this central objective, we have as specific objectives a) to understand the SwB program as a discursive event; b) to verify which governmental devices are perceived in the discourses produced on the SwB; c) to reflect on the effects of governmentalality that the devices perceived in the discourses produced on the SwB construct; d) analize the processes of subjectivation and resistances in the enunciative sequences (SEs) of the corpus. As a methodology, we used bibliographical research, documentary research, narrative interviews (BAUER & GASKEL, 2002) and archegenealogical method (FOUCAULT, 1999, 2008a, 2014a). Our discussions have theoretical support in Foucault (1988, 2008b, 2014b, 2015a, 2015b, 2015c), Veiga-Neto (1999, 2002, 2014), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011), Bauman (1999, 1999a), among others. The analyzis showed that the program SwB can be considered an event and device of governmentality at UTFPR-FB. In addition, we verified as governmental devices the SwB, the English foreign language and globalization. The governmental effects were related to the modes of subjectivation in which in the relations of power-knowledge in the SwB program presents itself in discursive practices of subjection and sometimes resistancept_BR
dc.format.extent140 f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectProgramas de intercâmbio de estudantespt_BR
dc.subject.ddc401.41pt_BR
dc.title(SEM/ COM) Fronteiras : dispositivos de governamentalidade que atravessam o discurso sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras UTFPR-FBpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carina Merkle Lingnau_2017.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.