Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ana Flávia dept_BR
dc.contributor.otherWielewicki, Vera Helena Gomespt_BR
dc.contributor.otherMarins, Líliam Cristinapt_BR
dc.contributor.otherBenfatti, Flavia Andrea Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T20:31:20Z-
dc.date.available2022-12-12T20:31:20Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewickipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho parte da pressuposição de que as instituições escolares valorizam a escrita em detrimento de outras linguagens. Por esse motivo, elaboramos propostas de atividades compostas pelo livro Animal Farm (ORWELL, 1945) e pelo filme também intitulado Animal Farm (produzido por Halas e Batchelor 1956) pautadas em conceitos como letramentos (SOARES, 2005; 2012 e KLEIMAN, 1995), multimodalidades (KRESS, 2000) e educação pluralista (COPE e KALANTZIS, 2000). A pesquisa focou-se no desenvolvimento de atividades de ensino de língua inglesa para brasileiros por meio de uma abordagem multimodal. Ao longo das discussões, o conceito de adaptação (HUTCHEON, 2011) também foi abordado, uma vez que o filme - que é o principal objeto de uso nas atividades propostas - é uma adaptação do livro. A partir de propostas com base em uma abordagem multimodal, o foco das atividades deixa de recair apenas sobre a linguagem escrita e passa também a considerar atividades com canções, desenhos, ilustrações e expressões corporais. O objetivo, portanto, foi o de propor atividades em que a língua inglesa é trabalhada em sala de aula com estudantes dos anos finais do ensino fundamental ou iniciais do ensino médio. Durante nossas propostas de atividades, também consideramos as diretrizes nacionais para elaborar atividades que fossem ao encontro das orientações aconselhadas pelos documentos oficiaispt_BR
dc.description.abstractThis work is based on the assumption that scholar institutions value the written way of expressing more than other languages. Because of this, we elaborate some activities proposal which are composed by the book Animal Farm (ORWELL, 1945) and by the movie also entitled Animal Farm, produced by Halas and Batchelor (1956). We do so guided by concepts as literacy (SOARES, 2005; 2012and KLEIMAN, 1995), multimodalities (KRESS, 2000) and pluralism (COPE & KALANTZIS, 2000). The research focused on the development of activities to teach English as a foreign language for Brazilians using the multimodal approach. During the discussions, the concept of adaptation (HUTCHEON, 2011) was also explored, since the movie - which is the main object in the activities proposed - is a book adaptation. Stemming from proposals based on a multimodal approach, the focus of the activities is not only on the written language anymore, the focus is also on activities with songs, drawings, illustrations and body expressions. Our goal was proposing activities in which the English language could be worked at schools with students from the beginning of the high school and from the ending of the fundamental school. During the activities proposed, we also considered the national directions for basic education in Brazil, so we could think about activities which were able to fit in the guidelines proposed by the official documentspt_BR
dc.format.extent76 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMultimodalidadespt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Aprendizagempt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectEducação pluralistapt_BR
dc.subject.ddc420.7pt_BR
dc.titlePropostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Flavia de Oliveira_2018.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.