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Autor(es): Britto, Larissa Ruiz Golemba de
Título: A sacralização dos presentes por meio do ato de presentear
Palavras-chave: Cultura e consumo;Valores pessoais - Presentes;Ato de presentear
Data do documento: 2019
Abstract: O conceito de sagrado retoma a sua concepção primitiva ligado à religião, magia, mito e crenças, bem como a formalização das instituições religiosas que eram responsáveis pelas doutrinas éticas dos indivíduos. Nesse sentido, Belk, Wallendorf e Sherry (1989) no final da década de 1980 utilizam-se das diferentes definições do sociólogo Durkheim (1996) e da antropologia de Eliade (1992) para identificar as propriedades intrínsecas ligadas ao sagrado, e como, também, como essas poderiam ser exploradas no contexto do consumo, por meio de processos sacralizantes. A teoria do consumo sagrado de Belk, Wallendorf e Sherry (1989) explica que o sagrado extrapola o aspecto tão somente religioso do indivíduo, de modo a entender o homem como um ser que mesmo buscando o profano, no sentido de comum, têm comportamentos de sacralização que são intrínsecos a sua natureza. Belk, Wallendorf e Sherry (1989) se apropriam da ideia do sagrado secular para descrevê-lo por meio de sete processos no contexto do consumo. Um desses processos é a entrega de presentes, que reconhece os objetos recebidos podem ser considerados tão importantes para o presenteado ao ponto de ser sacralizado. No entanto, poucos estudos, incluindo as pesquisas dos próprios autores, tem como foco nos processos de sacralização, em especial o ato de presentear. Por isso esta dissertação busca, aliar perspectiva teórica multisdisciplinar, característica da Consumer Culture Theory (CCT), de modo a explorar as concepções do sagrado desde os estudos sociológicos de Weber (2004; 1982), Durkheim (1996) e da antropologia de Eliade (1992) e Stirrat(1984) de modo a compreender como o presente sagrado se relaciona com o indivíduo no mundo atual. A pesquisa é de natureza qualitativa e as informações foram coletadas por meio de entrevistas realizadas em profundidade. As entrevistas ocorreram na residência dos inqueridos, no município de Maringá-PR, bem como o de Sarandi-PR, onde foi possível inferir sobre os aspectos transcendentes dos indivíduos para com os seus presentes sacralizados. Para as entrevistas, 10 inqueridos contribuíram. O processo de análise do corpus de pesquisa seguiu a concepção da pesquisa interpretativista para a organização e categorização das informações. Um presente tangível recebido de outrem revelou-se como o vetor para se compreender a sacralização dos presentes. Dessa forma, o processo de sacralização a partir do ato de presentear, ajuda a ampliar a compreensão do conceito de sagrado, possibilitando assim uma explicação acerca dos comportamentos particularmente importantes na nossa sociedade, uma vez que, por meio da sacralização, é possível que o indivíduo viva o seu emocional mais profundo
The concept of sacred resumes its primitive conception linked to religion, magic, myth and beliefs, as well as the formalization of religious institutions that were responsible for the ethical doctrines of individuals. In this sense, Belk, Wallendorf and Sherry (1989) in the late 1980s use the different definitions of the sociologist Durkheim (1996) and the anthropology of Eliade (1992) to identify the intrinsic properties attached to the sacred, and how, how these could be exploited in the context of consumption through sacralising processes. The sacred consumption theory of Belk, Wallendorf and Sherry (1989) explains that the sacred extrapolates the only religious aspect of the individual, in order to understand the man as a being that even seeking the profane, in the sense of common, have behaviors of sacralization that are intrinsic to its nature. Belk, Wallendorf and Sherry (1989) appropriate the idea of the secular sacred to describe it through seven processes in the context of consumption. One of these processes is gift giving, which recognizes the objects received can be considered as important to the gift to the point of being sacralized. However, few studies, including the authors' own research, focus on sacralization processes, especially the act of giving. In this work, we explore the conceptions of the sacred from the sociological studies of Weber (2004, 1982), Durkheim (1996), Stirrat(1984) and of Eliade's anthropology (1992) in order to understand how the sacred gift relates to the individual in the present world. The research is qualitative in nature and the information was collected through in-depth interviews. The interviews took place in the residence of the interviewees in the municipality of Maringá-PR, as well as that of Sarandi-PR, where it was possible to infer about the transcendent aspects of the individuals towards their sacralized presents. For the interviews, 10 respondents contributed. The process of analysis of the research corpus followed the conception of interpretative research for the organization and categorization of information. A tangible gift received from others was revealed as the vector for understanding the sacralization of the present. In this way, the process of sacralization from the act of giving helps to broaden the understanding of the concept of the sacred, thus allowing an explanation of the behaviors that are particularly important in our society, since, through sacralization, it is possible that the live your deepest emotional
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Olga Maria Coutinho Pépece
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6977
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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