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Autor(es): Braz, Daniel Teixeira dos Santos
Título: Embalagem no sistema agroindustrial de frango de corte no Paraná : um estudo sobre estrutura de governança e posicionamento estratégico, no segmento processador
Palavras-chave: Sistema agroindustrial (SAG) - Frango de corte - Paraná (Estado);Embalagem;Estrutura de governança;Nova Economia Institucional (NEI)
Data do documento: 2019
Abstract: Este trabalho trata da influência do posicionamento estratégico na estrutura de governança nas transações entre fornecedores de embalagem e processadores de produtos cárneos, no sistema agroindustrial (SAG) de frango de corte no estado do Paraná. Nesse SAG, é identificada uma alta qualidade estabelecida como padrão em seu ambiente de concorrência, caracterizado pela elevada competição, além de possuir uma alta eficiência na coordenação. A embalagem é um suprimento industrial que se apresenta como estratégico para o posicionamento competitivo na distribuição de produtos cárneos. Sendo assim, nesse estudo propõe-se compreender como a busca de eficiência na transação com o segmento fornecedor de embalagem é influenciada pelo posicionamento estratégico do segmento processador no SAG de frango de corte no Paraná. O estudo é realizado no estado do Paraná, onde se localiza a maior quantidade de produção e processamento de frango de corte do Brasil. Para atingir tal objetivo, é utilizado o arcabouço teórico e metodológico da Economia dos Custos de Transação (ECT) e da Economia dos Custos de Mensuração (ECM). O resultado final do estudo demonstra que o posicionamento estratégico dos processadores no SAG de frango de corte do Paraná, frente ao mercado de carnes, influencia nos atributos de transação e dimensões de mensuração. Essa influência demonstra que com a consideração do posicionamento é possível identificar uma estrutura de governança adequada tanto à estratégia de eficiência quanto a de competitividade, embora quase todas as empresas entrevistada utilizem o mercado como estrutura de governança, e apenas duas a contratação. Identificou-se, a partir da análise pela ECT e ECM, que quando a estratégia de posicionamento é orientada para a diferenciação, existe influência nos atributos e dimensões da transação que indicariam como forma mais apropriada de governança a estrutura híbrida, tendendo à integração vertical, da mesma forma, quando é orientada para custos ou foco, essa influência deveria levar a estrutura de governança na forma híbrida tendendo ao mercado
This work deals with the influence of strategic positioning on the governance structure in the transactions between suppliers of packaging and processors of meat products in the agrifood system (AGS) of poultry in the state of Paraná. In this AGS, a high quality established as standard in its competitive environment, characterized by high competition, and high coordination efficiency is identified. Packaging is an industrial supply, which presents itself as strategic for competitive positioning in the distribution of meat products. Therefore, this study intends to understand how the search for efficiency in the transaction with the packaging vendor segment is influenced by the strategic positioning of the processor segment in the AGS of poultry in Paraná. The study is carried out in the state of Paraná, where the largest amount of production and processing of poultry in Brazil is located. To achieve this objective, the theoretical and methodological framework of the Transaction Cost Economics (TCE) and Measurement Cost Economics (MCE) is used. The final result of the study shows that the strategic positioning of the processors in the AGS of poultry of Paraná, in front of the meat market, influences in the attributes of transaction and dimensions of measurement. This influence demonstrates that with the consideration of the positioning it is possible to identify a governance structure adequate to both efficiency and competitiveness strategies, although almost all companies interviewed use the market as a governance structure, and only two to hire. It was identified from the analysis by TCE and MCE that when the positioning strategy is oriented to differentiation, there is influence on the attributes and dimensions of the transaction that would indicate as a more appropriate form of governance the hybrid structure, tending to vertical integration, in the same way, when it is oriented to costs or focus, this influence should lead to the governance structure in the hybrid form tending to the market
Descrição: Orientador: Prof. Dr. José Paulo de Souza
Coorientador: Prof. Dr. Gaetano Martino
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6978
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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