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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraz, Daniel Teixeira dos Santospt_BR
dc.contributor.otherSouza, José Paulo dept_BR
dc.contributor.otherParré, José Luizpt_BR
dc.contributor.otherBánkuti, Sandra Mara Schiavipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T19:47:38Z-
dc.date.available2022-12-14T19:47:38Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6978-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Paulo de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Gaetano Martinopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da influência do posicionamento estratégico na estrutura de governança nas transações entre fornecedores de embalagem e processadores de produtos cárneos, no sistema agroindustrial (SAG) de frango de corte no estado do Paraná. Nesse SAG, é identificada uma alta qualidade estabelecida como padrão em seu ambiente de concorrência, caracterizado pela elevada competição, além de possuir uma alta eficiência na coordenação. A embalagem é um suprimento industrial que se apresenta como estratégico para o posicionamento competitivo na distribuição de produtos cárneos. Sendo assim, nesse estudo propõe-se compreender como a busca de eficiência na transação com o segmento fornecedor de embalagem é influenciada pelo posicionamento estratégico do segmento processador no SAG de frango de corte no Paraná. O estudo é realizado no estado do Paraná, onde se localiza a maior quantidade de produção e processamento de frango de corte do Brasil. Para atingir tal objetivo, é utilizado o arcabouço teórico e metodológico da Economia dos Custos de Transação (ECT) e da Economia dos Custos de Mensuração (ECM). O resultado final do estudo demonstra que o posicionamento estratégico dos processadores no SAG de frango de corte do Paraná, frente ao mercado de carnes, influencia nos atributos de transação e dimensões de mensuração. Essa influência demonstra que com a consideração do posicionamento é possível identificar uma estrutura de governança adequada tanto à estratégia de eficiência quanto a de competitividade, embora quase todas as empresas entrevistada utilizem o mercado como estrutura de governança, e apenas duas a contratação. Identificou-se, a partir da análise pela ECT e ECM, que quando a estratégia de posicionamento é orientada para a diferenciação, existe influência nos atributos e dimensões da transação que indicariam como forma mais apropriada de governança a estrutura híbrida, tendendo à integração vertical, da mesma forma, quando é orientada para custos ou foco, essa influência deveria levar a estrutura de governança na forma híbrida tendendo ao mercadopt_BR
dc.description.abstractThis work deals with the influence of strategic positioning on the governance structure in the transactions between suppliers of packaging and processors of meat products in the agrifood system (AGS) of poultry in the state of Paraná. In this AGS, a high quality established as standard in its competitive environment, characterized by high competition, and high coordination efficiency is identified. Packaging is an industrial supply, which presents itself as strategic for competitive positioning in the distribution of meat products. Therefore, this study intends to understand how the search for efficiency in the transaction with the packaging vendor segment is influenced by the strategic positioning of the processor segment in the AGS of poultry in Paraná. The study is carried out in the state of Paraná, where the largest amount of production and processing of poultry in Brazil is located. To achieve this objective, the theoretical and methodological framework of the Transaction Cost Economics (TCE) and Measurement Cost Economics (MCE) is used. The final result of the study shows that the strategic positioning of the processors in the AGS of poultry of Paraná, in front of the meat market, influences in the attributes of transaction and dimensions of measurement. This influence demonstrates that with the consideration of the positioning it is possible to identify a governance structure adequate to both efficiency and competitiveness strategies, although almost all companies interviewed use the market as a governance structure, and only two to hire. It was identified from the analysis by TCE and MCE that when the positioning strategy is oriented to differentiation, there is influence on the attributes and dimensions of the transaction that would indicate as a more appropriate form of governance the hybrid structure, tending to vertical integration, in the same way, when it is oriented to costs or focus, this influence should lead to the governance structure in the hybrid form tending to the marketpt_BR
dc.format.extent125 f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistema agroindustrial (SAG) - Frango de corte - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.subjectEstrutura de governançapt_BR
dc.subjectNova Economia Institucional (NEI)pt_BR
dc.subject.ddc658.4pt_BR
dc.titleEmbalagem no sistema agroindustrial de frango de corte no Paraná : um estudo sobre estrutura de governança e posicionamento estratégico, no segmento processadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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