Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6983
Autor(es): Polli, Larissa Meneguello Biggi
Título: A influência da tomada de decisão effectual e da rede de relacionamentos no processo de internacionalização : um estudo de caso no Grupo Morena Rosa
Palavras-chave: Internacionalização - Grupo Morena Rosa - Redes de relacionamentos;Effectuation
Data do documento: 2018
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como a tomada de decisão Effectual e a rede de relacionamentos influenciaram o processo de internacionalização do Grupo Morena Rosa. Esta pesquisa é descritiva, seccional com perspectiva longitudinal e utilizou procedimentos de pesquisa qualitativos. O nível de análise é o organizacional; a unidade de análise é a organização. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único. Para coletar os dados primários, foram utilizados a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Foram realizadas seis entrevistas com os responsáveis pelo comércio exterior do Grupo, dentre os entrevistados estão o fundador e o atual presidente. Os dados secundários foram obtidos nos sites da empresa, materiais impressos e folders. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. No Grupo estudado, aparecem características do modelo processual (gradual) de internacionalização. O Grupo Morena Rosa mantem diferentes tipos de relacionamentos com organizações e instituições ligadas ao setor têxtil e de confecção, que fornecem recursos que viabilizaram a internacionalização. A tomada de decisão para internacionalização foi do tipo effectual, pois, o tomador de decisão utilizou os meios e recursos disponíveis para criar uma nova oferta de produto no mercado. Os achados dessa pesquisa demonstram diversos constructos no âmbito da internacionalização de um grupo familiar do setor do vestuário. O que mostra as especificidades da atuação no mercado internacional deste estudo de caso, atrelada à influência da rede de relacionamentos, bem como demonstra aos pequenos, médios e grandes produtores do vestuário, mecanismos para a inserção no comércio internacional e ainda como a rede de relacionamentos e o processo de tomada de decisão effectual auxilia e contribui para a sua entrada no mercado consumidor externo
This research aimed to analyze how Effectual decision making and the networks influenced the internationalization process of the Morena Rosa Group. This research is descriptive, sectional with longitudinal perspective and used qualitative research procedures. The level of analysis is the organizational level; the unit of analysis is the organization. The research strategy used was the single case study. To collect the primary data, the semi-structured interview and the non-participant observation were used. Six interviews were conducted with those responsible for the international trade of the Group, among those interviewed are the founder and the current president. Secondary data were obtained from company websites, printed materials and folders. The collected data were analyzed through the technique of content analysis. In the Group studied, characteristics of the gradual process of internationalization appear. The Morena Rosa Group maintains different types of relationships with organizations and institutions related to the textile and clothing sector, which provide resources that enabled internationalization. Decision making for internationalization was of the effectual type, since the decision maker used the available means and resources to create a new product offering in the market. The findings of this research demonstrate the constructs within the scope of the internationalization of a family group of the clothing sector. This shows the specificities of the reality in the international market of this case study, the influence of the relationship network, as well as the small, large and medium producers of clothing, the mechanisms of an international action and also as a network of relationships the processes of decision-making and useful for entry into the external consumer market
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Fabiane Cortez Verdu
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6983
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Larissa Meneguello Biggi Polli_2018.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.