Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6999
Autor(es): Paulo, Carla Fernanda de Oliveira
Título: (Des)(re)territorialização e produção do espaço urbano : um estudo sobre uma ocupação na cidade de Maringá – PR
Palavras-chave: Estudos organizacionais;Reterritorialização - Conjunto Atenas II - Maringá (PR);Territorialização - Conjunto Atenas II - Maringá (PR);Desterritorialização - Conjunto Atenas II - Maringá (PR);Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Data do documento: 2019
Abstract: O objetivo deste trabalho é compreender como ocorreu o processo des(re)territorialização das famílias que ocuparam residências no Conjunto Atenas II e posteriormente foram alojadas na Escola Delfim Moreira em Maringá. Para tanto, utilizei autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2007), Saquet (2009) e Souza (1995), que discutem o processo de territorialização-desterritorialização-reterritorialização (T-D-R). Em suma, entendo territorialização como a identificação com um território material ou simbólico, ao qual há relações de poder sobre esse território por um indivíduo ou grupo de pessoas. A desterritorialização pode ser entendida como o abandono do seu território original, por consequência disso há um movimento reterritorializador que por sua vez, tem a ver com a ocupação de um novo espaço que os sujeitos dão característica e o transforma em um novo território, seja ele material ou imaterial. Assim, os processos T-D-R são simultâneos podem ocorrer no mesmo lugar ou em lugares diferentes, no mesmo momento ou em momentos diferentes. Nesse sentido, por meio do arcabouço teórico utilizado, busquei compreender como as cidades são construídas por seus agentes sociais, sejam eles agentes do Estado, agentes imobiliários ou agentes sociais excluídos e como estes possuem interesses antagônicos sobre os territórios da cidade. Assim, os agentes capitalistas buscam criar uma cidade voltada para pessoas de alta renda enquanto as classes baixas são expulsas para margem dela. Esse processo ocorreu desde a urbanização das cidades brasileiras que atraíram um grande contingente de pessoas advindas da área rural e que não tiveram acesso à moradia, apesar de programas habitacionais criados para atender essa demanda, são esses o Banco Nacional de Habitação (BNH) e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Assim, ao não serem atendidas por essas políticas públicas pude compreender como essas famílias foram desterritorilizadas de forma material e simbólica, e, por sua vez criaram um movimento territorializador e reterritorializador que se manifestaram por meio de objetos e formas de resistência. Nesse sentido, para atingir meu objetivo geral utilizei de uma pesquisa de natureza qualitativa por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado aplicados às famílias que viveram no Conjunto Atenas e na Escola Delfim Moreira. Essas entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, em qiue surgiram as categorias de territorialização, desterritorialização, reterritorialização e territorialidade. Assim, foi possível compreender como ocorreram os processos T-D-R. Em relação a territorialização percebi que a mesma se manifestou por meio da identificação com o território e se revelou mediante modificações de objetos materiais e simbólicos. Já em relação à desterritorialização, pude observar que ela ocorreu por meio do abandono do território material com a saída do Conjunto Atenas e também pela perda das referências dessas famílias. No que tange a reterritorialização, ela pode ser vista nas adaptações que as famílias criaram para permanecer nos territórios ocupados e também nas modificações realizadas nele que tiveram as características do seu território anterior. A partir disso, pude perceber que um território é fruto da sua construção social e histórica e as relações de poder que acontecem sobre ele perpassa o poder do Estado. Vejo que essas famílias produziram territorializações sobre os territórios que moraram e criaram resistências para continuarem a viver naqueles espaços, por meio de adaptações e mecanismos como um modo de sobrevivência
The objective of this work is to understand how the process of dereterritorialization of the families that occupied residences in the "Conjunto Atenas II" and later were housed in the "Escola Delfim Moreira" in Maringá. For this, I used authors such as Raffestin (1993), Haesbaert (2007), Saquet (2009) and Souza (1995), who discuss the process of territorialization-deterritorialization-reterritorialization (T-D-R). In short, I mean territorialization as the identification with a material or symbolic territory, to which there are relations of power over that territory by an individual or group of people. The deterritorialization can be understood as the abandonment of it original territory, consequently there is a reterritorializador movement that in turn, has to do with the occupation of a new space that the subjects give character and turns it into a new territory, be it material or immaterial. Thus, the T-D-R processes are simultaneous can occur in the same place or in different places, at the same time or at different times. In this sense, through the theoretical framework used, I sought to understand how cities are built by their social agents, be they agents of the State, real estate agents or social agents excluded and how these have antagonistic interests on the territories of the city. Thus, capitalist agents seek to create a city geared toward high-income people while the lower classes are expelled to the margin. This process occurred since the urbanization of Brazilian cities that attracted a large contingent of people from the rural area and who did not have access to housing, although housing programs created to meet this demand are the "Banco Nacional de Habitação" (BNH) and "Meu Programa Minha Casa Minha Vida" (PMCMV). Thus, by not being served by these public policies, I was able to understand how these families were de-territorialized in a material and symbolic way, and in turn created a territorializing and reterritorial movement that manifested itself through objects and forms of resistance. Thus, by not being served by these public policies, I was able to understand how these families were de-territorialized in a material and symbolic way, and in turn created a territorializing and reterritorial movement that manifested itself through objects and forms of resistance. In this sense, in order to achieve my general objective, I used a qualitative research through interviews with semi-structured script applied to the families that lived in "Conjunto Atenas" and "Escola Delfim Moreira". These interviews were analyzed through Content Analysis, which gave rise to the categories of territorialization, deterritorialization, reterritorialization and territoriality. Thus, it was possible to understand how the T-D-R processes occurred. In relation to territorialization I realized that it was manifested through identification with the territory and revealed through modifications of material and symbolic objects. In relation to deterritorialization, I could observe that it occurred through the abandonment of the material territory with the departure of the Conjunto Atenas and also by the loss of the references of these families. Regarding reterritorialization, it can be seen in the adaptations that the families created to remain in the occupied territories and also in the modifications made in it that had the characteristics of their previous territory. From this, I could perceive that a territory is the fruit of it social and historical construction and the relations of power that happen on it permeates the power of the State. I see that these families produced territorializations on the territories that they lived and they created resistances to continue to live in those spaces, through adaptations and mechanisms like a way of survival
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Priscilla Borgonhoni Chagas
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6999
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carla Fernanda de Oliveira Paulo_2019.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.