Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7001
Autor(es): Rodrigues, Fabio da Silva
Título: Identidades, rituais, práticas e negócios no cotidiano da morte budista de nikkeys na cidade de Maringá
Palavras-chave: Imigrantes - Japoneses;Budismo;Identificação
Data do documento: 2018
Abstract: Este trabalho teve como objetivo compreender se e como as práticas dos rituais budistas de morte (luto, funeral e memória) dos membros da colônia japonesa em Maringá influenciaram ou sofreram influência de suas identidades (re) construídas neste contexto, bem como verificar como operam os negócios da morte no cotidiano. A base teórica principal desta pesquisa se sustenta na abordagem do cotidiano (CERTEAU, 2002), principalmente a partir dos elementos da tática e estratégia, bem como a partir do conceito de conveniência (CERTEAU, GIARD E MAYOL, 1998). As abordagens da identidade não-essencialista (HALL, 2004, 2011; WOODWARD, 2000) e da identificação (SERRES, 2000) se constituem como elementos centrais desses fundamentos teóricos. Metodologicamente, foi adotada a história oral combinada com a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas. Foram cinco narrativas de praticantes dos rituais budistas de morte, nove observações de funerais de nikkeys e dezoito negócios/segmentos pesquisados. Os resultados indicam que o processo de imigração japonesa foi marcado por conflitos e preconceitos, agravados pelas diferenças culturais e sociais em relação aos brasileiros. Impedidos de manifestar sua cultura, sobretudo as celebrações dos rituais budistas de morte, tais sujeitos tiveram suas identidades reconstruídas a partir da comparação e do aspecto relacional. Os dados da pesquisa mostram que os nikkeys entrevistados agiram por meio de táticas, com a finalidade de se apropriar das vantagens de uma vida social e econômica harmoniosa. Adaptaram os rituais de memória aos antepassados. Como precisavam trabalhar e estudar, assumiram distintas identidades em diferentes momentos sociais. Para lograr os benefícios simbólicos da vida social e coletiva, a partir da conveniência, consentiram em assumir socialmente uma religião e domesticamente praticar os ritos de memória aos antepassados. Neste sentido, os rituais de luto, funeral e memória praticados pelos nikkeys são sociais e culturais e não necessariamente religiosos. Por outro lado, ao considerarem o Budismo enquanto filosofia, os nikkeys entrevistados adotam uma tática que busca amenizar os olhares preconceituosos da sociedade. Assim, as práticas dos rituais de morte são ressignificadas por suas identidades reconstruídas, o que por consequência reinventa a própria identidade do nikkey, a partir da vivência cotidiana. Hodiernamente, essa identidade nikkey se constrói a partir da perspectiva da identificação, resultado do entrecruzamento das relações de pertencimento do sujeito, já que a identidade se apresenta como única, não atrelada a essências que o limite enquanto sujeito. Ademais, o evento da morte nikkey em Maringá faz funcionar uma série de engrenagens que tanto buscam manter viva a cultura budista, bem como acionam uma série de negócios. Ocorrem tanto em organizações que auferem lucros, como naquelas em que as oportunidades emergem dos negócios ordinários. Da mesma forma, os dados mostraram também negócios que faliram pela diminuição das práticas dos rituais budistas de morte. Desta forma, conclui-se que as práticas dos rituais de morte dos nikkeys em Maringá foram ressignificadas e adaptadas a partir das demandas sociais, culturais e econômicas do cotidiano, reflexo de suas identidades únicas e transformadas pelos aspectos relacionais a que foram expostos, desde que suas famílias chegaram ao Brasil
The present work aimed to identify and understand how the Buddhist rituals of death (mourning, funeral and memory), practiced by members of the Japanese colony in Maringá, were influenced by their reconstructed identities as immigrants, as well as to verify how it works the business of death in this context. The main theoretical basis of this research is based on the everyday approach (Certeau, 2002), considering mainly the elements of tactics and strategy, as well the concept of convenience (CERTEAU, GIARD AND MAYOL, 1998). The approaches of non-essentialist identity (HALL, 2004, 2005, 2011; WOODWARD, 2000) and identification (SERRES, 2000) constitute central elements of these theoretical foundations. Regarding the methods, oral history was adopted in combination with systematic observation and semi-structured interviews. In total, the study includes five narratives of practitioners of Buddhist death rituals, nine observations of nikkeys' funerals, and eighteen business. Our results indicate that the Japanese immigration process involves a relation of conflicts and prejudices, mainly due to the cultural and social differences between Brazilians and Japanese. Once prevented from manifesting their culture, especially the celebrations of Buddhist death rituals, the Japanese immigrants have their identities were reconstructed by comparison and relational aspects. Our data show that the nikkeys interviewed acted through tactics in order to appropriate the advantages of a harmonious social and economic life. They adapted the memory rituals to their ancestors. Since they needed to work and study, they assumed different identities at different social moments. To achieve the symbolic benefits of social and collective life, from convenience, they consented to socially assume a religion and domestically practice their traditional rites of memory. In this sense, the rituals of mourning, funeral and memory practiced by the nikkeys are taken as social and cultural phenomena, and not necessarily religious. On the other hand, by considering Buddhism as a philosophy, the nikkeys interviewed adopt a tactic to soften the prejudiced of society. Thus, the practices of death rituals are resignified by their reconstructed identities, which in turn reinvents the identity of the nikkey through everyday life. This nikkey identity is conceived from the perspective of identification, a result of the intertwining of the relations of belonging of the subject, since identity presents itself as unique, not tied to essences that limit it as a subject. In addition, this traditional funeral nikkeys rituals in Maringá besides keeping the Buddhist culture, also trigger a series of businesses. They occur both in profit-making organizations and in those in which opportunities emerge from ordinary business. Similarly, the data also showed businesses that bankrupted due to the reduction of the Buddhist death rituals practices. Thus, our results indicate that the practices of the death rituals of the nikkeys in Maringá were redefined and adapted from the social, cultural and economic demands of everyday life, reflecting their unique identities and transformed by the relational aspects to which they were exposed since their families arrived in Brazil
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elisa Yoshie Ichikawa
Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7001
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabio da Silva Rodrigues_2018.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.