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dc.contributor.advisorNascimento, Maurício Reinert dopt_BR
dc.contributor.authorSato, Claudia Cristina Macceopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-23T18:52:51Z-
dc.date.available2024-10-23T18:52:51Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSATO, Claudia Cristina Macceo. The social construction of the psychotropic drugs market in Brazil. 2018. 127 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7002-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimentopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo baseia-se na Teoria dos Campos de Ação Estratégico (SAF), que são unidades de ação coletiva construídos no nível meso em que atores (individuais ou coletivos) são sintonizados e interagem entre si com base em entendimentos compartilhados sobre relações com os outros e legitimação de regras. A riqueza desta proposta é que os campos não são isolados. Os atores coletivos participam de outros campos de ação estratégica (Fligstein e McAdam, 2012). Assim, um dos argumentos da teoria reside na compreensão da ordem e da transformação baseada na interação e nas lutas nos campos e como as transformações e a ordem ocorrem. A partir do referencial teórico que respalda este trabalho, a pergunta norteadora do mesmo se apresenta da seguinte maneira "como acontece a construção social do mercado de medicamentos psicotrópicos a partir das lutas e relacionamentos entre os atores intermediários no mercado?". Por atores intermediários entende-se os profissionais de saúde prescritores, que representam os atores intermediários entre os produtores (laboratórios) e consumidores (pacientes). Essa pergunta de pesquisa busca contribuir para a compreensão da construção do campo e dentro dos aspectos teóricos, ampliar a agenda de estudos no que diz respeito às lutas e alianças que permitem a construção, transformação e manutenção dos campos a partir da compreensão dos relacionamentos e recursos dos atores na legitimação de significados propostos para seus interesses. Para tanto, foram realizadas pesquisas documentais em material fornecido pelos atores, pesquisa de campo em eventos da área e entrevistas com profissionais de saúde a fim de compreender quem são os atores significativos no campo, qual o conceito de saúde mental empregado por esses atores no mercado e como eles se relacionam entre si. Concluiu-se que os profissionais de saúde representados por Internal Governance Units são centrais no mercado de medicamentos psicotrópicos e juntamente aos atores do Estado e aos laboratórios farmacêuticos, criam alianças em busca de assegurar a manutenção no campo. Essa aliança e a manutenção no campo são legitimadas pelo apelo junto à população, especialmente a partir do argumento científico utilizado pelos atores, ou seja, o argumento científico é selecionado de acordo com a intencionalidade dos atores e corresponde a um instrumento de transformação e manutenção de mercado. Além disso, os atores envolvidos não estão necessariamente ligados ao mercado pelo lucro referente à venda dos produtos, mas a partir do poder da classe e da conveniência de aliança entre os atorespt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present study is based on the Strategic Action Field (SAF) which are units of collective action in society and are constructed at the meso-level social orders in which actors (individual or collective) are tuned in and interact with each other based on shared understandings about relationships with others and legitimation of rules. The richness of this proposal is that fields are not isolated. Collective actors participate in other fields of strategic action (Fligstein & McAdam 2012). Thus, one of the arguments of the theory lies in the understanding of order and transformation based on the interaction and struggles in the fields and how transformations and order takes place. From the theoretical point of view that supports this work, the guiding question is "how does the social construction of the market for psychiatric drugs emerges from the struggles and relationships between the intermediary actors in the market", by intermediate actors, prescribers, who represent the intermediate actors between producers (laboratories) and consumers (patients). This research question seeks to contribute to the understanding of the construction of the field and within the theoretical aspects, to broaden the study agenda regarding the struggles and alliances that allow the construction, transformation and maintenance of the fields from the understanding of relationships and resources of the actors in the legitimation of meanings proposed for their interests. To do so, documentary research was done on material provided by the actors, field research on events in the area and interviews with health professionals in order to understand who the significant actors in the field are, what is the concept of mental health employed by these actors in the market and how they relate to each other. It was concluded that health professionals represented by Internal Governance Units are central to the market for psychotropic drugs and together with state actors and pharmaceutical laboratories, they create alliances in the search for maintenance in the field. This alliance and maintenance in the field are legitimized by the appeal with the population especially from the scientific argument used by the actors, i.e., the scientific argument is selected according to the intentionality of the actors and corresponds to na instrument of transformation and maintenance of the market. In addition, the actors involved are not necessarily linked to the market as a profit for the sale of the products, but from the power of the class and the convenience of alliance among the actorspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMercadologia - Administração de vendaspt_BR
dc.subjectMedicamentos psicotrópicos - Mercadopt_BR
dc.subject.ddc658.8pt_BR
dc.titleThe social construction of the psychotropic drugs market in Brazilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Leite, Elaine da Silveira-
dc.contributor.referee2Augusto, Paulo Otávio Mussi, 1973--
dc.contributor.referee3Crubellate, João Marcelo-
dc.contributor.referee4Borges, William Antonio-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical127 f. : il. (algumas col.).-
dc.subject.cnpq2Administração-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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