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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMulina , Franciani Fernandes Galvãopt_BR
dc.contributor.otherPépece, Olga Maria Coutinhopt_BR
dc.contributor.otherMiranda, Ana Paula Celso dept_BR
dc.contributor.otherCarniel, Fagnerpt_BR
dc.contributor.otherIchikawa, Elisa Yoshiept_BR
dc.contributor.otherOliveira, Josiane Silva dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Administraçãopt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T20:48:27Z-
dc.date.available2023-01-17T20:48:27Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7006-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Olga Maria Coutinho Pépecept_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractEsta tese aborda temática que relaciona teorias relacionadas da antropologia e de marketing, mais especificamente a teoria da liminaridade com a teoria da cultura de consumo. Busco compreender o papel do artefato da expressão da prática cristã de consumo do neófito na fase de liminaridade na religião protestante pentecostal. Ao usar a teoria da Liminaridade Van Gennep e Turner direcionada ao contexto do consumo do novo convertido, acredito que o artefato consumido pelo neófito da religião protestante o ajuda a modificar seu comportamento no dia a dia com o grupo e no seu cotidiano, apresentando assim, este artefato, um papel importante como objeto da expressão do neófito enquanto indivíduo em transição na religião protestante. O método etnográfico foi escolhido para cumprir este objetivo de pesquisa junto a novos convertidos na religião protestante de segunda onda, especificamente pertencente a igreja Comunidade Alcance sediada em Irati-PR. Foram selecionados por conveniência e acesso neófitos que se entraram na nova religião entre seis meses e dois anos. Como parte da etnografia, além da observação participante, foram realizadas 20 entrevistas em profundidade, e durante um ano foi realizado o acompanhamento para observação participante junto ao grupo religioso. A partir do material coletado, foi efetuada análise e assim identificado o consumo do neófito. Os resultados apontam os estágios de transição na religião protestante, as características do protestante neófito liminar, bem como, demonstram o bem material e imaterial consumido pelo neófito protestante, o objeto de expressão da transição e aspectos relacionados à nova forma de consumir advinda da conversãopt_BR
dc.description.abstractThis thesis approaches thematic that relates related theories of anthropology and marketing, more specifically the theory of the liminarity with the culture consumption theory. I seek to understand the role of the artifact, the expression of the Christian practice of consumption of the neophyte in the phase of liminality in the Protestant Pentecostal religion. In using Van Gennep and Turner's theory of liminality, I believe that the artifact consumed by the neophyte of the Protestant religion helps him to change his behavior on a day-to-day basis with the group and his daily life, this artifact, have an important role as an object of expression of the neophyte as an individual in transition in the Protestant religion. The ethnographic method was chosen to fulfill this research objective with new converts in the Protestant religion of the second wave, specifically belonging to the church Comunidade Alcance based in Irati-PR. They were selected for convenience and Access, neophytes who entered the new religion between six months and two years. As part of the ethnography, in addition to the participant observation, 20 in-depth interviews were conducted, and during one year the follow-up was carried out for participant observation with the religious group. From the collected material, the neophyte consumption was analyzed and thus identified. The results point to the transitional stages in the Protestant religion, the characteristics of the neophyte, and the demonstration of the material and immaterial goods used by the Protestant neophyte, the object of expression of the transition and aspects related to the new form of consumption derived from conversionpt_BR
dc.format.extent244 f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeoria da cultura de consumopt_BR
dc.subjectNeófitospt_BR
dc.subjectRitos da passagempt_BR
dc.subjectLiminaridadept_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subject.ddc658.8pt_BR
dc.titleLiminaridade e cultura do consumo : objeto e expressão de consumo do neófito da religião protestantept_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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