Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7015
Autor(es): Rocha, Tacia
Título: Professor por vir : práticas de subjetivação e(m) inovação
Palavras-chave: Análise do discurso;Professores - Brasil;Práticas discursivas;Educação - Inovação
Data do documento: 2017
Abstract: Regidas pela governamentalidade das tecnologias do biopoder e da biopolítica, as práticas discursivas circunscritas à globalização que versam sobre o professor têm lhe conferido o status de "inovador", instituindo, assim, modos de conduta e regimes de verdade, pautadas na emergência de atualização das condições de existência do ensino e da aprendizagem no Brasil. Mobilizadas por essas questões de ordem nacional, cujas forças delas imanentes colocam, diuturnamente, em "xeque" a competência docente, servimo-nos dos pressupostos teórico-metodológicos erigidos por Michel Foucault, em intersecção com a Análise do Discurso franco-brasileira para o desenvolvimento da presente pesquisa. Para tanto, recorremos ao método arqueogenealógico dadas as condições de possibilidade de fazer ler e de fazer ver as relações de saber-poder que se inscrevem numa página virtual, espaço de promoção da normalização pedagógica do que é ser professor na contemporaneidade. A pesquisa utilizou um arquivo composto por decretos, leis, manuais, relatórios e planos educacionais que sustentam as condições enunciativas, bem como pela materialidade digital, "Tecnologias na Educação", formulado pelo www.porvir.org que se autointitula como uma agência de notícias sobre tendências e inovações educacionais. O Porvir atribui a si a tarefa de orientar práticas educacionais inovadoras, inscrevendo-se, assim, na prática discursiva que tem por foco o professor inovador. Sob tal conjuntura, este trabalho organizou seu trajeto de pesquisa a partir das seguintes hipóteses: (i) o discurso pedagógico, ao promover as condições de existência para o professor inovador, possibilita a transição do "velho" professor para o professor "tecnológico", instituindo verdades, modos de ser e agir sobre os outros e sobre si; (ii) o dispositivo discursivo da Sociedade da Informação e do Conhecimento age estrategicamente como uma maquinaria que opera na produção política de subjetividades, separa e exclui os que são produtivos dos que são improdutivos. Mediante as condições de possibilidade enunciativa e o investimento discursivo sobre o professor inovador, esta pesquisa desenvolve-se mobilizada pela seguinte inquietação: como o profissional de educação, em especial o professor, é subjetivado em práticas discursivas de ambientes digitais, constituindo-o como "professor inovador", sustentadas por regimes de governamentalidade, dados pelas tecnologias do biopoder e da biopolítica? Traçase como o objetivo geral demonstrar o modo como se estabelece funcionamento do dispositivo Sociedade da Informação e do Conhecimento em práticas discursivas acerca do "professor inovador", em circulação no ciberespaço - plataforma Porvir.org, as quais, sob o exercício da biopoder e da biopolítica, estabelecem regimes de verdade constituídos por princípios de produtividade, eficácia, eficiência e otimização no e para o campo educacional, especificamente, no trato do processo de ensino e da aprendizagem. Os resultados da pesquisa revelam que o molde de escola tal como ainda conhecemos e fomos educados está ou tende dissipar-se. Segundo a prática discursiva da SIC, a formação, não pode mais ser reduzida à formal, embora a educação básica deva ser universalizada pela atuação do biopoder e da biopolítica, para que os sujeitos sejam minimamente escolarizados e possam seguir os seus estudos numa formação permanente. As formas de governo contemporâneas são os controles exercidos pela TICs, técnicas da governamentalidade que atuam de forma silenciosa e permanente, nas quais o poder abrange o sujeito professor, inventando formas de subjetivação incessantemente por meio da inovação
Prevailed for the governamentability of biopower and biopolitics technologies, discursive practices confined to globalization that relating the professor have granted the status of "innovator", instituting, thus, ways of behavior and truth regime, based on emergence of update to the conditions of existence of the teaching and learning in Brazil. Mobilized by these national issues, whose forces them, continuously in immanent "sheik" teaching competence, we use the theoretical-methodological assumptions erected by Michel Foucault, in the intersection with the Franco-Brazilian Discourse Analysis to the development of the present research. To this end, we used the archeogenealogical method given the conditions of possibility to read and view the relationships to knowledge-power that enrolling in a virtual page, space for the promotion of educational standards of what it means to be a teacher in contemporary times. The survey used an archive composed of decrees, laws, manuals, reports and educational plans that support the enunciative conditions, as well as by digital materiality, "Technology in education", formulated by the www.porvir.org, which name himself as a news agency about trends and educational innovations. The Porvir assigns the task to itself of guiding innovative educational practices, subscribing to the discursive practice, which focus the innovative teacher. Under such circumstances, this work has organized the search path from the following hypotheses: (i) the pedagogic discourse, while promote the conditions of existence for the innovator teacher, makes the transition from "old" teacher to the "technological" teacher, instituting truths, ways of being and acting upon the other and about itself; (ii) the discursive dispositive of the Information and Knowledge Society acts strategically as a machinery that operates in the political production of the subjectivities, separates and excludes those who are productive of which are unproductive. By the conditions of enunciative possibility and discursive investment on the innovator teacher, this research is mobilized by the following concern: how the professional of education, particularly the professor, is subjected in discursive practices of digital environments, constituting it as "innovator teacher", supported by regimes of governamentability, given for the technologies biopower and biopolitics? Therefore, we trace as the general objective, to demonstrate the way it establishes functioning of the dispositive of Information and Knowledge Society in discursive practice about the "innovative teacher", in circulation in cyberspace - Porvir.org page, which, under the exercise of biopower and biopolitics, establishes regimes of truth about: productivity, effectiveness, efficiency and optimization in the educational field and, specifically, in the process of teaching and learning. The survey results show that the school shape as yet is known and where we are educated is falling away. According to the SICs discursive practice, the training cann not be reduced to School education, although the elementary school must be universal by the performance of biopower and biopolitics, so that the subjects are minimally educated and can follow their studies in continuing education. The contemporary forms of Government are the controls exercised by the TICs, governamentability techniques that work silently and permanently, in which power covers the subject professor, inventing ways of subjectivation incessantly through innovation
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7015
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tacia Rocha_2017.pdf6,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.