Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7028
Autor(es): Mello, Karyna Bühler de
Orientador: Flory, Alexandre Villibor
Título: Boal em três tempos no arena : texto, cena, crítica e teoria
Banca: Silva, Marisa Corrêa
Banca: Rocha, Elizabete Sanches
Palavras-chave: Teatro de arena - História - São Paulo (SP);Crítica literária materialista;Boal, Augusto, 1931-2009
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MELLO, Karyna Bühler de. Boal em três tempos no arena: texto, cena, crítica e teoria . 2016. 190 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
Abstract: O presente trabalho, inserido em uma corrente da crítica literária que compreende os processos artísticos em sua mediação com processos sociais e históricos, tem por objetivo estudar o Teatro de Arena de São Paulo, palco de grandes realizações estéticas e de produtivas discussões teóricas que marcaram a modernidade do teatro brasileiro. Em termos formais, a principal contribuição do grupo consiste em superar os limites da forma dramática por meio da inserção dos recursos épicos. Isso corresponde, em termos políticos, a uma atitude de desmascarar os processos de alienação social por meio da constante pesquisa social, histórica e estética - processos esses que se intensificavam ao longo daqueles anos. O recorte para a compreensão dessas experiências é dado pela perspectiva teórica, artística e crítica de Augusto Boal, que atuou como dramaturgo e diretor do grupo entre os anos de 1956 e 1970. Sua vasta contribuição compreende desde suas primeiras direções teatrais no Arena, inserindo o teatro de vertente realista/naturalista no país, aliado ao desenvolvimento de Seminários de Dramaturgia, que contribuíram para a formação de pensamento crítico a respeito do teatro brasileiro, passando pela criação de uma dramaturgia de caráter épico, eficaz para o desenvolvimento dessa perspectiva no cenário teatral brasileiro
This work, inserted in a trend of literary criticism which comprises the artistic processes in mediation with social and historical processes, aims to study the Teatro de Arena from São Paulo, stage of great aesthetic achievements and productive theoretical discussions that marked the modernity of the Brazilian theatre. In formal terms, the group's main contribution is to overcome the limits of dramatically by inserting the epic resources. This corresponds, in political terms, to an attitude of unmasking social alienation processes through constant social research, historical and aesthetic -which processes intensified over those years. The cutout for the understanding of those experiences is given by the theoretical perspective, artistic and critical of Augusto Boal, who served as the group's playwright and director between the years 1956 and 1970. His vast contribution ranges from his first theatrical directions in the Arena, introducing the theatre with a side realistic/naturalist in the country, allied to the development of playwriting workshops, which contributed to the formation of critical thinking about the Brazilian theatre through the creation of an epic character dramaturgy, effective for the development of this perspective in the Brazilian theatrical scene
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Alexandre Villibor Flory
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7028
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Karyna Buhler de Mello_2016.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.