Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7040
Autor(es): Dearo, Thamires Nascimento
Título: Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
Palavras-chave: Análise do discurso;Leitura;Contos;Pós-modernidade - Análise do discurso
Data do documento: 2017
Abstract: São múltiplos e inegáveis os benefícios da leitura e os textos literários contemporâneos se mostram muito produtivos para seu trabalho em aulas de língua portuguesa, pois abordam assuntos que se relacionam com a realidade vivida pelos alunos. Existem diversas concepções de como o processo de leitura acontece/deve acontecer, entretanto, acreditamos que a Análise de Discurso possa ser uma perspectiva muito adequada a ser utilizada, pois, na visão discursiva, a leitura é muito mais que um mero processo de decodificação, extração de sentidos do texto ou ainda mobilização de estratégias de leitura no ato de ler. A leitura, tomada como um processo discursivo, é uma prática essencial, pois é a partir dela que atribuímos sentidos a todos os tipos de linguagem, verbal, não verbal, gestual, entre outras. Neste trabalho, tivemos o propósito de produzir propostas de leitura discursiva de contos que trabalham assuntos urbanos pós-modernos. As propostas apresentam possíveis encaminhamentos para o texto literário, deslocando a ênfase na estrutura narrativa ou no conteúdo. Além disso, acreditamos que o trabalho com essa perspectiva possibilita o deslocamento das posições estabelecidas, dando voz aos alunos. Para tanto, em um primeiro momento, nos debruçamos em uma revisão da literatura pertinente à Análise de Discurso, aos estudos sobre a pós-modernidade, ao gênero conto e o espaço escolar no contexto atual; em um segundo momento, apresentamos as análises pré-pedagógicas dos contos selecionados para este estudo com o propósito de delinear uma abordagem discursiva da textualidade dos contos; finalmente, elaboramos atividades de leitura, nos baseando em três eixos, condições de produção, posição-sujeito e aspectos da língua. Consideramos que, assim, e fazendo a relação entre oral e escrito na constituição heterogênea da escrita literária dos textos, não ficamos presos a um sentido único, preso à letra. A Análise de discurso nos possibilitou refletir sobre como a leitura pode ser (re)pensada e redimensionada em sala de aula, compreendo a escola, a sala de aula, a linguagem e os sujeitos não como lugares fixos, homogêneos, mas sim abertos a deslocamentos e ao movimento dos sentidos
There are many unquestionable benefits of reading and the contemporary literary texts shows themselves to be very productive for work in the portuguese language classroom because they adress issues that are related to the reality lived by the students. There are several conceptions of how the reading process happens/should happen, however, we believe that the Discourse Analysis can be a very appropriate perspective to be used, because, in discursive perspective, reading is much more than just a decoding process, extraction of meanings from the text or yet, mobilization of reading strategies in the act of reading. Reading, taken as a discursive process, is an essential practice, since it is from this that we attribute meanings to all types of language, verbal, nonverbal, gestural, among others. In this work, we had the purpose of producing proposals for the discursive reading of short stories that work in postmodern urban subjects. The proposals present possible forwarding to the literary text, shifting the emphasis on narrative structure or content. Besides, we believe that working with this perspective enables the displacement of established positions, giving voice to the students. To do this, we first go over a literature review pertinent to Discourse Analysis, to the studies on postmodernity, tale genre and school space in the current context; in a second moment, we show the pre-pedagogical analyzes of the short stories selected for this study with the purpose of delineating a discursive approach to the textuality of short stories; finally, we elaborate reading activities, based on three axes, production conditions, subject-position and aspects of the language. We consider that, thus, and making the relation between oral and written in the heterogeneous constitution of the literary writing of the texts, we are not stuck in a single sense, bound to the letter. The Discourse Analysis allowed us to reflect on how reading can be (re)thought and resized in the classroom, comprehending the school, classroom, language and subjects not as fixed, homogeneous places, but open to displacements and the movement of the senses
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7040
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thamires Nascimento Dearo_2017.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.