Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7042
Autor(es): Durlo, Carlos Henrique
Título: A presença do espaço sagrado e da paisagem em cantigas de Santa Maria, de Dom Alfonso X : estudo do texto e da imagem
Palavras-chave: Cantigas de Santa Maria;Milagres;Espaços sagrados;Iluminuras
Data do documento: 2018
Abstract: As Cantigas de Santa Maria, obra poética do século XIII, cuja autoria é designada a Dom Alfonso X, o Rei Sábio, apresentam-nos diversos santuários, verdadeiros espaços sagrados, nos quais Santa Maria realizou incontáveis milagres relatados nos textos poéticos e nas representações de imagens denominadas iluminuras. O objetivo da presente dissertação é apresentar um estudo das cantigas de milagre (miragre) e das imagens (iluminuras), cujo ponto de partida é a relevância dos diversos espaços sagrados como divulgadores da fé e dos feitos miraculosos de Maria, considerados como produtores de sentido e reveladores dos milagres recebidos em diversas cidades localizadas em Portugal e na Espanha. A leitura interpretativa dos milagres estrutura-se nos textos poéticos do rei trovador e na releitura dos miniaturistas, que atestam a veracidade da narrativa poética e revelam a constituição do espaço e da paisagem existentes nos santuários. Apresentam paisagens, jardins de mosteiros, personagens e animais que receberam milagres da Virgem, além dos fiéis, sempre presentes no interior dos santuários, em atitude de louvor e veneração da imagem da Virgem com o Menino Jesus nos braços. As cinquenta e nove cantigas que compõem o nosso corpus foram selecionadas e extraídas dos quatro volumes da edição organizada por Walter Mettmann (1959-1972). As vinte e seis iluminuras pertencem à edição fac-símile do Códice Rico (Escorial, T.I.1), pesquisadas na Biblioteca da PUC Minas - campus Coração Eucarístico. Para a leitura e análise do espaço sagrado e da paisagem, selecionamos sete santuários: Santa Maria de Terena e Évora, localizados em Portugal. Os santuários de Santa Maria Vila do Porto, Santa Maria de Salas, Santa Maria Vila-Sirga, Santa Maria de Toledo e Santa Maria de Monssarrat, na Espanha. Para a composição dos cinco capítulos da dissertação, fizemos uma pesquisa bibliográfica que, primeiramente, registrou o período histórico da composição das Cantigas de Santa Maria, em seguida, o estudo da questão dos gêneros literários e da poesia lírica, os conceitos sobre a imagem, especificamente as iluminuras e uma bibliografia crítica de autores que estudam as cantigas. Entre os autores estudados, apoiamo-nos teoricamente nas reflexões de Alfonso X (1843), Ângela Vaz Leão (2007, 2011, 2015, 2016), Antonio Candido (2006), Alfredo Bosi (1996, 2015), William Carrol Bark (1966), Jérôme Baschet (2006), Johan Huizinga (2010), Jacques Le Goff (2013), Antonio Dimas (1985), Ozíris Borges Filho (2007, 2009, 2015), Yi-Fu Tuan (2013), Michel Collot (2013, 2015), Anne Cauquelin (2007) e Alberto Manguel (2001)
The Canticles of Holy Mary, poetic work dated from the 13th century, whose authorship is assigned to Dom Alfonso X, the Wise, present to us various sanctuaries, true sacred spaces, in which Holy Mary performed countless miracles reported in poetic texts and in representations of images called illuminations. The aim of this dissertation is to present a study of miraculous canticles (miragre) and images (illuminations), whose starting point is the relevance of the various sacred spaces as disseminators of the faith and the miraculous deeds of Mary considered as meaningful producers and revelers of the miracles received in several cities located in Portugal and Spain. The interpretive reading of the miracles is supported in the poetic texts of the troubadour king and in the re-reading of the miniaturists, who attest the veracity of the poetic narrative and reveal the constitution of the space and the landscape present in the sanctuaries. The canticles present landscapes, gardens of monasteries, characters and animals that received miracles of the Virgin, in addition to the faithful, always present inside the sanctuaries, in an attitude of praise and veneration of the image of the Virgin and Christ Child in arms. The fifty-nine canticles that make up our corpus were selected and extracted from the four volumes of the edition organized by Walter Mettmann (1959-1972). The twenty-six illuminations belong to the facsimile edition of the Rico Codex (Escorial, T.I.1), researched at PUC Minas Library - campus Coração Eucarístico. For the reading and the analysis of the sacred space and the landscape, we selected seven sanctuaries: Holy Mary of Terena and Évora, located in Portugal. The sanctuaries of Santa Maria Vila do Porto, Santa Maria de Salas, Santa Maria Vila-Sirga, Santa Maria de Toledo and Santa Maria de Monssarrat, Spain. For the composition of the five chapters of the dissertation, it was performed a bibliographical research that first recorded the historical period of composition of the Canticles of Holy Mary, then the study of the question of literary genres and lyrical poetry, concepts about the image, specifically the illuminations and a critical bibliography of authors who study the canticles. Among the authors studies, this dissertation is theoretically based on the reflections of Alfonso X (1843), Ângela Vaz Leão (2007, 2011, 2015, 2016), Antonio Candido (2006), Alfredo Bosi (1996, 2015), William Carrol Bark (1966), Jérôme Baschet (2006), Johan Huizinga (2010), Jacques Le Goff (2013), Antonio Dimas (1985), Ozíris Borges Filho (2007, 2009, 2015), Yi-Fu Tuan (2013), Michel Collot (2013, 2015), Anne Cauquelin (2007) and Alberto Manguel (2001)
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Clarice Zamonaro Cortez
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7042
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carlos Henrique Durlo_2018.pdf5,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.