Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7045
Autor(es): Silva, Carla Catarina
Título: Caracterização dos comandos de produção textual da prova de redação do vestibular da UEM
Palavras-chave: Vestibular - Universidade Estadual de Maringá (UEM);Redação;Comandos de produção textual;Avaliação escrita de redação
Data do documento: 2018
Abstract: Esta pesquisa busca analisar os comandos da Prova de Redação do Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferecidos pelas provas que compreendem o período entre 2008, em que se iniciou a aplicação de gêneros textuais como avaliação, e 2016, de forma a apresentar como os elementos das condições de produção dialógicas configuram a prova. Abordamos os Vestibulares de todas as modalidades da UEM, regular, EAD e PAS. O objetivo geral do trabalho é caracterizar os comandos de produção textual da Prova de Redação do Concurso Vestibular da UEM. Como objetivos específicos delimitamos: a) identificar os elementos que compõem um comando de produção textual a partir do pressuposto do dialogismo; b) sistematizar os elementos que compõem o comando de produção textual; c) compreender como a teoria do dialogismo subsidia os comandos de produção textual. Para tanto, adotamos um estudo de natureza qualitativa de base interpretativa, com auxílio da perspectiva quantitativa para ajudar a encontrar regularidades nas análises. Consideramos, assim, a quantidade de ocorrências analisadas, descrevemos e interpretamos os dados. A análise é realizada por meio da investigação, no montante final de 91 propostas de produção textual, de cada um dos elementos que compõem as condições de produção: finalidade, interlocutor, gênero discursivo, circulação social, suporte textual e posição do autor, nesta ordem de apresentação. Eles são verificados separadamente e ao final sistematizamos todas as análises. De maneira geral, os resultados demonstram que os comandos, caracterizados como gêneros discursivos, apresentam os elementos das condições de produção dialógicas. A finalidade e o gênero textual estão presentes em todos os 91 casos analisados, o suporte textual real, o interlocutor, a circulação social, a posição do autor e o suporte textual virtual encontram-se, respectivamente em 90, 84, 83, 81 e 63 exemplares. Entendemos que, para uma melhor composição do comando de produção textual, o gênero textual e o suporte textual real precisam estar explícitos, enquanto o interlocutor, o suporte virtual, a posição do autor e a finalidade, ainda que a explicitação desta seja mais oportuna, podem se apresentar explicitamente ou por inferência. Quanto à circulação social, para estar bem definida, precisa de informações que levem à identificação dos três aspectos que a compõem. A falta de um ou mais deles configura menor precisão deste elemento. A partir dos resultados levantados esperamos contribuir com o trabalho de elaboração das provas de Redação de Vestibular e, a partir disso, contribuir possivelmente com o ensino no que diz respeito à orientação e avaliação de produção textual em sala de aula
This research analyzed the commands of the Writing Test of the State University of Maringá (UEM) entrance exam, called Vestibular. The corpus consists of the writing tests taken on the period between 2008, in which the application of text genres began as evaluation, and 2016, in order to present how the elements of the dialogical conditions of production configure the test. We approach the Vestibulares (entrance exam) of all modalities of UEM, such as regular, EAD (distance education) and PAS (serial evaluation taken yearly by high school students). The general objective of the work is to characterize the textual production commands of the Writing Test from UEM?s entrance exam. As specific objectives we delimit: a) identify the elements that compose a command of textual production from the assumption of dialogism; b) systematize the elements that set the text production command; c) understand how the theory of dialogism subsidize textual production commands. In order to do so, we adopted a qualitative study of an interpretative basis, with the support the quantitative perspective to help to find regularities in the analyzes. So, we considered the number of occurrences analyzed, described and interpreted the data. The analysis, in the final amount of 91 textual productions commands, is made by the investigation of each of the elements that form the production conditions: purpose, interlocutor, discursive gender, social circulation, textual support and author position, in this order of presentation. They are checked separately and in the end we systematize all the analyzes. In general, the results demonstrate that the commands, characterized as discursive genres, present the elements of the dialogical production conditions. The proposal and the text genre are present in all 91 cases analyzed, the real textual support, the interlocutor, the social circulation, the author's position and the virtual textual support are respectively in 90, 84, 83, 81 and 63 copies. We understand that, for a better composition of the textual production command, the text genre and the actual textual support need to be explicit, whereas the interlocutor, the virtual support, the position of the author and the purpose may be presented explicitly or by inference. As for the social circulation, in order to be well defined, it needs information that leads to the identification of the three aspects that comprise it. The lack of one or more of them constitutes less precision of this element. From the results obtained, we hope to contribute with the work of elaborating the writing tests of Vestibular and, from this, possibly contribute with the teaching regarding to the orientation and evaluation of textual production in the classroom
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7045
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carla Catarina Silva_2018.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.