Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Nara Elvira Ribeiro dapt_BR
dc.contributor.otherMarins, Líliam Cristinapt_BR
dc.contributor.otherWielewicki, Vera Helena Gomespt_BR
dc.contributor.otherFestino, Ciello Griseldapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T20:11:43Z-
dc.date.available2023-02-01T20:11:43Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7049-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Liliam Cristina Marinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, inserido no campo de formação de leitores críticos, sob a perspectiva de multiletramentos, tem como objetivos analisar a relação entre letramento multimodal/literatura/filme e de qual maneira essa tríade pode contribuir ao ensino de literatura em língua inglesa (doravante LLI) e ao desenvolvimento de leitura crítica. Para tanto, uma oficina intitulada Ensino de literatura em língua inglesa e multiletramentos: Edgar Allan Poe na escola pública foi ofertada em uma escola estadual para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os materiais selecionados para o trabalho foram os contos A Máscara da Morte Rubra (2017), O Coração Delator (2017) e A Queda da Casa Usher (2017), todos do autor norte-americano Edgar Allan Poe, tanto no texto escrito como em suas respectivas traduções para a animação Extraordinary Tales (2015), dirigida por Raul Garcia. De forma específica, pretendeu-se verificar de que maneira a circulação de textos literários em outros meios semióticos, como o fílmico, pode ser utilizada em sala de aula para o trabalho com literatura por meio de leituras multimodais e, assim, contribuir à formação do leitor crítico. As hipóteses aventadas na pesquisa se confirmaram: 1) o trabalho com literatura, baseado na pedagogia dos multiletramentos, pode ser feito por meio de produções que extrapolam o código linguístico; 2) a leitura de literatura via filme levou os alunos a se posicionarem reflexiva e criticamente, ressignificando o papel de leitor. A análise dos resultados da pesquisa apontou que o contato com diferentes modos de circulação do texto literário ampliou a visão dos alunos sobre seu conceito de leitura e viabilizou o reconhecimento do leitor como agente. Ademais, este trabalho mostrou os multiletramentos como uma pedagogia da inclusão, que possibilita a valorização de diferentes inteligências a partir do reconhecimento de produções contemporâneas, resultado que são dos novos modos de comunicar e de construir sentidospt_BR
dc.description.abstractThis paper, pursuing the training of critical readers under the multiliteracy perspective, aims at analyzing the relationship among multimodal literacy/literature/movie and in which way that triad may contribute both to the teaching of literature in English language (henceforth, LLI) and to the development of critical reading. For that purpose, a workshop entitled "Teaching of literature in English language and multiliteracy: Edgar Allan Poe in public school" was lectured in a State School for students coursing the third year of High School. The materials selected to the workshop were the tales A Máscara da Morte Rubra (2017), O Coração Delator (2017) and A Queda da Casa Usher (2017), all written by Edgar Allan Poe, both in their written form and in their adaptation to the animation Extraordinary Tales (2015), directed by Raul Garcia. It was specifically intended to check in which way the circulation of literary texts in other semiotic media, such as the movie, may be used in classroom both for the work on literature through multimodal reading and, hence, it may also contribute to the formation of critical readers. The hypothesis envisioned in the research have been confirmed: 1) the work on literature, based on the multiliteracy pedagogy, can be reached through productions going beyond the linguistic code; 2) the reading of literature via movies led the students to make a point of their own, reflectively and critically, taking the reader's role to another level. The further analysis of the research results showed that the contact with different ways of circulation of literary texts both amplified the students' point of view about what reading is and relocated the reader to a position of agent. Furthermore, this research showed the multiliteracy as a pedagogy of inclusion, contemplating different intelligences through the recognition of contemporary productions, which are a result from the new ways of communicating and of creating meaningpt_BR
dc.format.extent123 f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subject.ddc418.4pt_BR
dc.titleContos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nara Elvira Ribeiro da Silva_2018.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.