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Autor(es): Brito, Luciana Andrea Calvi
Orientador: Lima, Maria das Graças de
Título: Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
Banca: Fonseca, Ricardo Lopes
Banca: Ferreira, Maria Eugênia Moreira Costa
Palavras-chave: Geografia - Ensino;Pandemias;Tecnologia educacional;Ensino virtual
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BRITO, Luciana Andrea Calvi. Em tempos de pandemia: os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020. 2022. 126 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: Como medida para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19, as escolas suspenderam suas atividades presenciais e lançaram mão de soluções baseadas em recursos digitais de aprendizagem inspiradas na modalidade "Educação a Distância" (EaD). Na rede pública do Estado do Paraná, esse quadro não foi diferente, o que possibilitou algumas reflexões e análises sobre os impactos das atividades escolares não presenciais durante este período, bem como a análise da implementação, interatividade e desafios do ensino virtual de Geografia. Neste sentido, o objetivo do trabalho se pautou em levantar informações sobre as condições tecnológicas das escolas, como foi o acesso e acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial, as dificuldades encontradas durante o processo de aprendizagem, as técnicas empregadas, as formas de avaliação, a interação professor/aluno, a autonomia da metodologia a ser utilizada e as experiências em relação à aprendizagem nas aulas de Geografia. Buscando subsídios para nossas reflexões, elaboramos um questionário que foi aplicado por amostragem e respondido por 6 gestores, 35 professores de Geografia e 227 alunos (139 com acompanhamento de materiais impressos e 88 com acompanhamento por recursos digitais/on-line - ERE) de seis Escolas Públicas de Educação Básica do Estado do Paraná, no Município de Maringá, com diferentes perfis de comunidade escolar (social, econômico), localizações e público. Questões referentes à fundamentação teórico-metodológica foram revisadas a partir da produção bibliográfica já existente, mas a conjuntura educacional da pesquisa e a utilização com maior destaque da tecnologia nos levaram a aprofundar o conhecimento sobre a Nova Geografia, também denominada de "Geografia Quantitativa", ainda de pouco destaque no Brasil. As necessidades criadas pela pandemia, representadas pelo uso de tecnologias, trouxeram à tona a sua contribuição, dando respostas à ação dos professores de Geografia em sala de aula por meio de conhecimentos obtidos na formação acadêmica e referentes à utilização de programas, ferramentas, aplicativos e plataformas. As mudanças tecnológicas das últimas décadas, o processo de construção de um meio técnico-científico-informacional, os impactos deste universo tecnológico em casa, e o impacto da pandemia neste cenário foram os destaques desta pesquisa
In response to the worldwide public health emergency of the COVID-19 pandemic, schools suspended their regular activities and resorted to solutions based on digital learning resources inspired in the "Remote Learning" modality. Public schools from the State of Paraná were in the same situation, which led to some reflections and analyses on the impact that remote school activities had over this period, as well as the analysis of the implementation, interactivity and challenges faced in virtual Geography learning. In light of this, this work aimed at conducting a survey on the technological conditions of the schools, the students' access to Emergency Remote Learning and their ability to keep up, the difficulties they faced along the learning process, the techniques that have been employed, the methods of evaluation, teacher/student interactions, and the autonomy of the methodology that has been followed, as well as learning-related experiences in Geography classes. As a way to ground our reflections, we made a questionnaire which was applied on a sampling basis and answered by 6 school managers, 35 Geography teachers and 227 students (139 of which used printed material and 88 of which used digital/online resources) from six Public Schools of Basic Education from the State of Paraná, at the Municipality of Maringá. These schools differ socially and economically on their communities, location and public. The theoretical and methodological basis has been reviewed from the existing literature, but the educational context of this research and the increased usage of techonology led us to deepen our knowledge on New Geography, also known as "Quantitative Geography", which is still of little relevance in Brazil. The needs arising from the pandemic, represented by the usage of technologies, have highlighted the contribution of this branch of study, providing answers to Geography teachers in the classroom by means of the knowledge obtained from their own academic background and related to the use of computer programs, tools, applications and platforms. The technological changes of the last decades, the process of building a technical-scientific-informational environment, the impacts of this technological universe felt at home, and the impact the pandemic had in this picture were the emphasis of this research
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Lima
Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7061
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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