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Authors: Ramos, Marcio Luiz
Title: Agroecologia nas diretrizes curriculares da educação do campo do estado do Paraná
Keywords: Agroecologia - Educação do campo;Educação rural - Paraná (Estado)
Issue Date: 2021
Abstract: A presente pesquisa examina as propostas de conteúdo da agroecologia, presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. A revisão bibliográfica iniciada com o estudo deste documento oficial, publicado pela Secretaria de Estado da Educação em 2006, teve como objetivo conhecer a proposta de estudo da Agroecologia para o currículo da Educação do Campo. Em seguida, o estudo de pesquisas educacionais buscou identificar subsídios para estruturar um trabalho pedagógico que consiste em conhecer o agroecossistema, os conceitos e práticas Agroecológicas e sua articulação a Educação do Campo. Esta investigação tem como pressuposto que o conhecimento dos princípios científicos e as práticas da Agroecologia, pelos professores e alunos, estruturam uma construção de valores e visão de mundo vinculadas ao agroecossistema. A ciência agroecológica pode ser o conteúdo curricular que subsidia as intervenções pedagógicas na escola, como propõem as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. No Brasil a Agroecologia e a Educação do Campo possuem uma raiz histórica comum, o campesinato. A Educação do Campo e a Ciência Agroecológica devem se completar e se fortalecer na busca por um novo modelo de produção agrícola e de sociedade, respeitando a diversidade e principalmente o conhecimento construído pelos camponeses e, para tanto, é necessário que o processo de transição agroecológica aconteça primeiramente nas escolas do campo
The present research examines the content proposals of agroecology, present in the Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. The bibliographic review initiated with the study of this official document, published by the Secretaria de Estado da Educação in 2006, had the objective of knowing the proposal for the study of Agroecology for the curriculum of Rural Education. Next the study of educational research sought to identify subsidies to structure a pedagogical work which consists in knowing the agroecosystem, the concepts and Agroecological practices and their articulation to Rural Education. This research presupposes that the knowledge of the scientific principles and practices of Agroecology, by teachers and students, structure a construction of values and worldview linked to the agroecosystem. Agroecological Science can be the curricular content that subsidizes the pedagogical interventions in school as proposed by Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. In Brazil, Agroecology and Rural Education have a common historical root the peasantry. Agroecological Science and Rural Education should complement and strengthen each other in the search for a new model of agricultural production and society respecting diversity and especially the knowledge built by peasants. Therefore, it is necessary that the agroecological transition process happens first in rural schools
Description: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Regina Lúcia Mesti
Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7173
Appears in Collections:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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