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Autor(es): Castro, Mara Sílvia Ùbeda de
Título: A agroecologia como instrumento de formação emancipadora de estudantes do ensino médio na escola pública no Paraná
Palavras-chave: Educação ambiental;Agroecologia - Educação escolar;Gêneros textuais;Sustentabilidade
Data do documento: 2021
Abstract: O presente trabalho buscou fazer uma reflexão sobre a importância dos princípios e conceitos da Agroecologia na formação de jovens do ensino médio na escola pública, e propor, a partir da metodologia de gêneros textuais, a introdução do tema na disciplina de Língua Portuguesa. Partindo da premissa de que os jovens do ensino médio, dentro da atual conjuntura social, em sua maioria, permanecem alheios a discussões de assuntos como preservação ambiental, produção de alimentos, alimentação saudável e equilíbrio social, buscou-se, partindo da análise do conceito multidisciplinar da Agroecologia, dentro das suas dimensões, ambiental, social, econômica, cultural, política e ética; a história do seu surgimento e desenvolvimento como ciência e movimento popular e político no Brasil e da sua evolução como política pública, subsidiar sua condição como área de conhecimento importante a ser utilizada na formação dos jovens. Num segundo momento, buscou-se, ao se analisar os valores propostos pela escola urbana em comparação com a escola rural, discutir de que forma a preparação dos jovens urbanos é desvinculada da realidade rural, gerando indivíduos que não sabem de onde vem os alimentos, como são produzidos e sobre qual a consequência do ato de se alimentar, para um sistema social e político, para a saúde da população e para o meio ambiente. No momento seguinte, discutiu-se o papel da educação e sua função na cultura e nos comportamentos para a construção das transformações desejadas, e o papel do educador como agente na construção de referenciais, ambos instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social. A partir disso, apresentar a teoria de gêneros, seus principais conceitos e processos de construção, e a partir dos gêneros textuais, propor a introdução de temas ligados à Agroecologia no ensino de Língua Portuguesa, no contexto do ensino médio. Por fim, elaborou-se um exemplo de gênero textual, na modalidade cartilha, construído a partir do diálogo entre alunos, professor, um técnico especializado e um agricultor ecológico, sobre o tema da Agroecologia
The presented dissertation aims to reflect on the importance of agroecology's principles and concepts in the formation of youngsters in public high school, proposing the theme's introduction through the textual genres methodology in the Portuguese Language's discipline. Starting from the assumption that young students in high school, considering the current social situation, in their majority remain alien to important discussions such as environmental preservation, food production, healthy eating, and social balance. Moreover, it was sought, based on Agroecology's multidisciplinary concept analysis and its environmental, social, economic, cultural, political, and ethical dimensions, its emergence and development's history as a science and as a popular and political movement in Brazil and also its evolution as a public policy, to support and subsidize its place as a vital area of knowledge to be introduced in the formation of the young people. In a second step, by comparing the proposed values between urban and rural schools, it was sought to discuss how the upbringing of urban young people is disconnected from rural reality. As a result, individuals are formed not knowing where food comes from, how it is produced, and the consequences of the act of eating to a social and political system, the population's health, and the environment. Subsequently, the role of education and its function in culture and behaviors for the development of the desired transformations were discussed, as well as the educator's role as a mediator to build these references, both focused on the development of social practice. Within this vision, the thesis aimed to present the genre theory, its main concepts and its processes, and to propose, based on textual genres, the introduction of themes related to Agroecology in the teaching of Portuguese Language, and in the context of high school. Finally, an example of the textual genre was elaborated, in the form of a booklet, built from the discussion among students, teacher, a specialized technician, and an ecological farmer, about the theme of Agroecology
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Christine Berdusco Menezes
Coorientador: Prof. Dr. José Ozinaldo Alves de Sena
Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7177
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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