Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7179
Autor(es): Giachini, Cleuse Blau
Orientador: Ecker, Arney Eduardo do Amaral
Título: Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
Palavras-chave: Educação - Agroecologia;Paisagismo ecológico;Qualidade de vida
Data do documento: 2021
Abstract: O presente estudo, Espaços pedagógicos ao ar livre: Ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar, investiga o pátio escolar contemporâneo como lugar que exerce papel primordial no desenvolvimento social e intelectual de crianças e adolescentes. Os pátios escolares são ambientes de aprendizagem, de vivências de socialização e, no ambiente urbano possibilitam também, o contato com a natureza. São espaços essenciais no contexto escolar e devem estar adequados para o desenvolvimento de suas funções sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas. A pesquisa parte do pressuposto de que a configuração paisagística e a organização espacial do pátio podem contribuir para a qualidade de vida e para o desenvolvimento de atividades didáticas ao ar livre. O objetivo principal que sustenta a proposta é avaliar os impactos no uso pedagógico do pátio, e na percepção da comunidade escolar, a partir da revitalização paisagística de espaços livres no Colégio Estadual Adaile Maria Leite, com projeto de paisagismo funcional embasado na agroecologia. A proposta metodológica é a pesquisa-ação, com levantamentos quali-quantativos. Baseou-se em pesquisas bibliográficas, levantamentos fotográficos do pátio do colégio, levantamento quantitativo dos elementos vegetacionais, aplicação de questionário visando conhecer a opinião dos usuários sobre diferentes aspectos do pátio escolar, revitalização paisagística seguindo praticas agroecológicas e avaliação dos avanços por meio de um segundo questionário. A pesquisa mostrou que o paisagismo embasado em práticas agroecológicas, em pátios escolares pode contribuir para a qualidade dos espaços proporcionando a conexão das pessoas com a natureza e seus fenômenos e, assim melhorando-lhes a qualidade de vida
This study, Outdoor pedagogical spaces: Essay on landscaping and agroecology at a school environment, explore the contemporary schoolyard as an space that exerts primary role in the social and intelectual development of kids and teenagers. The schoolyards are learning environments of socialization experiences and also, in the urban environment, enable contact with nature. They are essencial spaces in the school context and must be adequate for the development of its roles: social, recreational, environmental and pedagogical. The study is based on the assumption that the landscape setting and the spacial organization of the schoolyard may contribute to the improvement of quality of life and to the development of educational activities outdoors. He main goal that sustain the proposal is to evaluate the impacts of pedagogical use of the schoolyard and in the schools community's perception based on the landscape revitalization of Colégio Adaile Maria Leite's open spaces, using a functional landscaping Project based on agroecology. The methodological proposal is action-research with quali-quantitative surveys. It will consist in bibliograhic researches, schoolyard's photographic surveys, quantitative survey of vegetation elements, application of a questionnaire in order to know the users' opinion about different aspects of the schoolyard, Landscape revitalization following agroecological practices and evaluation of progress through a second questionnaire. The research seeks to affirm that landscaping based on agroecological practices in school yards can contribute to the quality of spaces, providing people's connection with nature and its phenomena, thus improving their quality of life
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Arney Eduardo do Amaral Ecker
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Christine Berdusco Menezes
Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7179
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cleuse Blau Giachini_2021.pdf5,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.