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dc.contributor.advisorRocha, Alessandro Santos dapt_BR
dc.contributor.authorKlein, Ana Maria Aparecida de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T21:37:39Z-
dc.date.available2023-06-26T21:37:39Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationKLEIN, Ana Maria Aparecida de Carvalho. A educação ambiental como prática interdisciplinar no Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek Oliveira - Maringá/PR: uma análise curricular. 2021. [10] 66 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7185. Acesso em: 26 jun. 2023.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7185-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alessandro Santos da Rochapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A Educação Ambiental surge da necessidade de unir ciência, tecnologia e cultura, a uma nova consciência de respeito entre o ser humano e os recursos naturais, com concepções de criar uma consciência ambiental por meio da propagação de novos conhecimentos, resultando na formação do cidadão com um nível de conscientização em ações sustentáveis. A pesquisa teve por proposta analisar o currículo e os projetos pedagógicos da disciplina de Ciências quanto a sua aplicação de conteúdos ligados a Educação Ambiental com temas relacionados a agroecologia, e como vem sendo desenvolvida a relação teoria à prática no Ensino Fundamental - II do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek Oliveira- Maringá/PR. Trata-se de um estudo documental com abordagem qualitativa, realizado através da investigação dos seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico (PPP) e os projetos didáticos em Educação Ambiental da instituição. Por meio da análise destes documentos, pode-se observar que existe a interação dos conhecimentos teóricos com a vivência de práticas ambientalmente sustentáveis. Constatou-se através do Componente Curricular em Meio Ambiente, a existência dos Projetos Horta Escolar e Reciclagem de resíduos orgânicos (Compostagem), como práticas agroecológicas em Educação Ambiental. Ficou evidente na análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), que o Colégio Estadual JK possui uma proposta educacional com caráter sustentável, desenvolvendo ações que tem como objetivo no processo de ensino- aprendizagem o educando, ao qual, este tem o papel de identificar os desafios socioambientais e assim, buscar possíveis respostas para uma vida em harmonia para com o meio ambientept_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Environmental Education arises from the need to unite science, technology and culture, with a new awareness of respect between human beings and natural resources, with conceptions of creating an environmental awareness through the propagation of new knowledge, resulting in the training citizens with a level of awareness in sustainable actions. The purpose of the research was to analyze the curriculum and pedagogical projects of the Science discipline regarding its application of contents related to Environmental Education with themes related to agroecology, and how the relationship between theory and practice in Elementary Education - II of the State School has been developed. Juscelino Kubitschek Oliveira- Maringá / PR. This is a documentary study with a qualitative approach, carried out through the investigation of the following documents: Pedagogical Political Project (PPP) and the didactic projects in Environmental Education of the institution. Through the analysis of these documents, it can be observed that there is an interaction of theoretical knowledge with the experience of environmentally sustainable practices. It was found through the Curricular Component in Environment, the existence of the School Garden and Organic Waste Recycling (Composting) Projects, as agroecological practices in Environmental Education. It was evident in the analysis of the Political Pedagogical Project (PPP), that the Colégio Estadual JK has an educational proposal with a sustainable character, developing actions that have as objective in the process of teaching-learning the student, to whom, this has the role of identifying the socioenvironmental challenges and thus seek possible answers to a life in harmony with the environmentpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subject.ddc630.277pt_BR
dc.titleA educação ambiental como prática interdisciplinar no Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek Oliveira - Maringá/PR : uma análise curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Sena, José Ozinaldo Alves de-
dc.contributor.referee2Novak, Maria Simone Jacomini-
dc.publisher.departmentDepartamento de Agronomia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia-
dc.subject.cnpq1Ciências Agrárias-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical[10] 66 f. : il. (algumas col.).-
dc.subject.cnpq2Agronomia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Agrárias-
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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