Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7197
Autor(es): Pires, Ademir Faria
Orientador: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Título: Panorama organizacional e pedagógico dos Institutos Federais no Estado do Paraná e o contexto da educação física
Palavras-chave: Educação física - Institutos federais;Educação física - Educação profissional
Data do documento: 2019
Abstract: RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo investigar as características organizacionais e pedagógicas da educação física (EF) como componente curricular dos cursos de ensino médio integrado dos Institutos Federais (IFs), com vistas à identificação de sua estrutura neste cenário. O estudo foi realizado com base nas orientações do modelo escandinavo, composto por quatro artigos. O primeiro artigo objetivou apresentar como se caracteriza a estrutura da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e dos Institutos Federais neste contexto a partir de uma análise documental. Para tanto, utilizou-se das legislações, dos planos nacionais, das diretrizes e dos dados obtidos a partir das Sinopses Estatísticas da Educação Básica. São apresentados a contextualização da EPT e os dados referentes às matrículas entre os anos de 2008 e 2018. Denota-se que a rede federal passou por intensas mudanças em sua trajetória, bem como por um processo de contínua expansão nos últimos dez anos. O segundo artigo buscou mapear como a educação física é contemplada na estrutura curricular dos cursos de ensino médio integrado dos Institutos Federais do Paraná. A amostra foi composta por 54 projetos pedagógicos de curso (PPCs). Verificaram-se dessemelhanças na carga horária e nos anos de oferta da EF nos currículos analisados. São discutidos os elementos concernentes às ementas dos cursos, versando sobre os objetivos e finalidades da EF nestas instituições, bem como os conteúdos e elementos articuladores que a compõem neste cenário. Não se constataram diferenças na EF que a distanciasse do contexto brasileiro em geral, todavia, encontram-se indícios de que as especificidades organizacionais e pedagógicas dos IFs favorecem um trabalho diferenciado para a EF. O terceiro artigo objetivou diagnosticar, a partir da percepção da coordenação pedagógica e dos docentes de educação física, as especificidades organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais do estado do Paraná, com destaque à EF. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professores de EF, seis coordenadores de curso e onze alunos. Os achados destacaram que as especificidades organizacionais e pedagógicas se apresentam como potencialidades e fragilidades. O quarto artigo objetivou verificar o desenvolvimento da EF nos IFs das regiões norte e noroeste do estado do Paraná a partir da percepção dos docentes, coordenadores de curso, discentes e das ementas do componente curricular. Verifica-se que há uma preocupação dos professores em possibilitar a compreensão dos conteúdos da EF, tratar de conteúdos significativos para os alunos, buscar a legitimidade da EF na instituição e realizar aproximações com a área de formação técnica, indo ao encontro com o preconizado nos PPCs. É possível identificar que a EF tem sido reconhecida pelos coordenadores e alunos. Constata-se que as especificidades organizacionais e pedagógicas dos IFs favorecem o trabalho dos professores e o processo de ensino e aprendizagem. Acredita-se que os achados deste estudo vão ao encontro com o que é conjecturado para a EF, e que os IFs tendem a propiciar um trabalho para além da sala de aula, sendo necessário que os projetos de ensino, pesquisa e extensão sejam ampliados
ABSTRACT: This dissertation aimed to investigate the organizational and pedagogical characteristics of the physical education (PhE) as a curriculum component of the integrated secondary education courses of the Federal Institutes (FI), aiming to identify its structure in this scenario. The study was carried out based on the orientations of the scandinavian model, composed of four articles. The first article aimed to present how the structure of Professional and Technological Education (PTE) in Brazil and the Federal Institutes in this context is characterized by a document analysis. Legislation, national plans, guidelines and data obtained from the Statistics Synopses of Basic Education were used. The contextualization of PTE and the data referring to enrollment in professional education among the years 2008 and 2018 are presented. Betokened that the federal organization has undergone intense changes in its trajectory, as by a process of continuous expansion in the last ten years. The second article sought to map how the physical education is included in the curricular structure of the integrated secondary education courses of the Federal Institutes of Paraná. The sample was composed of 54 course pedagogical projects (CPP). Differences were verified in the time load and in the PhE offered years in the analyzed curriculum. The elements related to the course are discussed, crossing the objectives and purposes of PhE in these institutions as well as the content and articulating elements that compose it in this scenario. There were no differences in PhE that distanced it from the Brazilian context in general, however, there are indications that the organizational and pedagogical specificities of the FI favor a differentiated work for the PhE. The third article aimed to diagnose, from the pedagogical coronation and PhE teachers the organizational and pedagogical specificities of the Federal Institutes of Paraná state, with emphasis on PhE. The data collection was done from semi-structured interviews with six PhE teachers and six course coordinators. The findings demonstrate that organizational and pedagogical specificities can be subdivided into potentials and weaknesses. The fourth article aimed to verify the development of PhE in the FIs of the north and northwest regions of the state of Paraná from the perception of teachers, course coordinators, students and the roll of the curricular component. It is verified that there is a bearing of the teachers in making possible the understanding of PhE's contents, to deal with significant contents for the students, to seek the legitimacy of the PhE in the institution and to make approximations with the area of technical formation, meeting with the recommended in the CPP. It is possible to identify that PhE has been recognized by coordinators and students. It is observed that the set of organizational and pedagogical specificities of the FI favors the work of teachers and the process of teaching and learning. It is believed that the findings of this study concede that what is conjectured to the PhE, and that FI tend to provide work beyond the classroom, and that teaching, research and extension projects need to be expanded
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7197
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ademir Faria Pires_2019.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.