Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7199
Autor(es): Demori, Adriana Luzia Gomes
Orientador: Mincoff, Luciane Braz Perez
Título: Comandos de produção : recursos de direcionamento da produção escrita de alunos do 9º ano do ensino fundamental
Palavras-chave: Análise do discurso;Escrita - Processo;Livro didático - Língua portuguesa;Gênero do discurso
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DEMORI, Adriana Luzia Gomes. Comandos de produção : recursos de direcionamento da produção escrita de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 188 [30] f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7199. Acesso em: 24 nov. 2023.
Abstract: RESUMO: Esta dissertação de mestrado, vinculado ao Profletras - Mestrado Profissional - teve como objetivo aplicar, analisar e reestruturar comandos que orientam a produção escrita, em sala de aula, a fim de observarmos como as finalidades discursivas se apresentam nesses enunciados, bem como os impactos que os comandos de produção geram na escrita dos alunos. Para tanto aplicamos os comandos de produção escrita do Livro Didático de Português, doravante LDP. Em seguida refletimos sobre os impactos que esses comandos exerceram na escrita dos alunos no sentido de que entendemos o texto escrito em sala de aula como um gênero. Então, sob a perspectiva dialógica do discurso, o dizer elaborado através de uma forma típica, sobre determinado volume temático, evidenciado por determinado estilo deve atender a categorias que levem o sujeito a produzir seu texto de forma menos artificial nas aulas de Língua Portuguesa. Após refletirmos sobre as produções escritas dos alunos, orientadas pelos comandos do LDP, passamos por um processo reelaboração/readequação dos enunciados que orientaram as produções escritas. Essa necessidade ficou evidente pois precisávamos promover intervenções para oferecer, aos alunos, condições de escrita mais efetivas. Assim, essa pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista com caráter de pesquisa - ação foi aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Maringá, região Noroeste do Paraná. Os comandos de produção do LDP Português: Linguagens dos autores Willian Cereja e Thereza Cochar do PNLD-LP/2015 (2015) foram aplicados, analisados e reformulados sob a perspectiva dos gêneros do discurso, fundamentados pelo aporte do círculo de Bakhtin (1997/2003/2017), bem como por autores que coadunam com essa teoria, Brait (2014), Brait e Melo (2014), Bezerra (2012). Com referência em pesquisas dirigidas pela Linguística Aplicada, a produção escrita em situação de ensino foi amparada pelo aporte teórico de Geraldi (2012/2013), Leite (2012), Leffa (1999), Soares (1999), Osakabe (2012), Menegassi (2004/2008/2016), Paraná (2008) e Brasil (1997/1998). Finalmente, fundamentamos o do LDP enquanto gênero que organiza os saberes escolares em Bunzen (2005). Essa pesquisa foi relevante, pois permitiu um (re) pensar os comandos de produção oferecidos pelo LDP, bem como oportunizou reflexões sobre esse material amplamente usado como guia ou como condutor do trabalho do professor. Portanto, os comandos de produção deste LPD específico, enquanto gêneros que devem orientar e conduzir os alunos para uma escrita eficiente e do ponto de vista discursivo, produziram um primeiro momento de escrita escolar artificial e muitos alunos incorreram na produção de uma tipologia, não de um gênero. Isso foi resultado de um trabalho insuficiente sobre a estrutura composicional do gênero, sobre a temática e sobre o estilo apresentados pelo LDP. Por isso, as intervenções de reformulação/readequação mostraram que a mediação do professor, em sala de aula, é fundamental para que uma escrita mais significativa se efetive, não somente no contexto de ensino, mas nas mais variadas esferas sociais
ABSTRACT: Current Master's Dissertation, linked to the Professional Master's Program (Profletras), applies, analyzes and restructures commands that guide the writing production in the classroom so that the manner discursive aims present themselves in the enunciation could be observed. The impacts of the writing production of the Portuguese Language Textbook (PLT) generated in students' writing were also analyzed. First, the commands of the writing of PLT are applied. Second, the impacts that these commands affect students' writing are discussed. In this case, the text written in the classroom is considered a genre. Under the dialogic perspective of discourse, speech prepared in a typical way on a determined thematic volume and evidenced by a typical style should fit categories that make the agent produce texts in a less artificial manner in Portuguese. After discussing the students' written productions according to PLT commands, the reelaboration and re-adequate process of the enunciations that guide written productions is investigated. The investigation was required due to the interventions for more effective writing proposed to the students. Current qualitative and interpretative research-activity was applied to Nine-Year school children enrolled in a government-run school in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil. Production commands of PLT (Português: Linguagens, by Willian Cereja and Thereza Cochar of PNLD-LP/2015 (2015) were applied, analyzed and reformulated from the point of view of discourse genres. They were foregrounded on the theories of Bakhtin's circle (1997/2003/2017) and of other authors supporting this view, such as Brait (2014), Brait & Melo (2014) and Bezerra (2012). In the case of research work on Applied Linguistics, writing productions, materialized in teaching conditions, were foregrounded on the theoretical approach of Geraldi (2012/2013), Leite (2012), Leffa (1999), Soares (1999), Osakabe (2012), Menegassi (2004/2008/2016), Paraná (2008) and Brasil (1997/1998). Bunzen (2005) foregrounded the PLT production command as a genre that organizes school knowledge. Current relevant research triggered a re-thinking on command production by PLT and triggered research on widely-used material to guide teachers' activities. Consequently, the production commands of this specific PLT, as genres that should guide and lead students towards efficient writing from the discourse point of view, first produced an artificial school writing. Several students elaborated the production of a typology but not a genre. The above was the result of a deficient undertaking on the compositional structure of the genre, on the theme and on the style presented by PLT. Reformulation and re-adequate interventions revealed that teachers' mediation in the classroom is crucial for a more meaningful writing, not merely within the teaching context but within several social conditions
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7199
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Adriana Luzia Gomes Demori_2018.pdf12,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.