Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Claudivan Sanchespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Camila Soares dospt_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T21:25:41Z-
dc.date.available2023-09-22T21:25:41Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Camila Soares dos. Metodologias ativas no ensino de geografia: reflexões sobre as práticas pedagógicas dos professores que atuam no núcleo regional de educação de Ivaiporã-PR . 2023. 123 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7239-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação tem o objetivo de analisar os princípios fundamentais das metodologias ativas de ensino, considerando, particularmente, o campo do ensino de Geografia e buscando identificar, ainda, seus possíveis impactos na prática pedagógica de professores que atuam na Educação Básica do estado do Paraná, especialmente, no Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Paraná. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que contempla a temática, seguiu-se o caminho metodológico da realização de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, em que foram levantados dados a partir das informações coletadas, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, com um grupo de seis professoras de Geografia que atuam neste Núcleo de Educação. A análise do material coletado na pesquisa de campo foi realizada segundo a metodologia de análise de conteúdo. Pode-se afirmar que os aportes teóricos que estão na base das metodologias ativas deslocam o centro do processo de ensino-aprendizagem da ação docente, típica do método de ensino tradicional, para a ação discente, tendo por mote a promoção da autonomia do aluno, sendo ele, portanto, o responsável pela sua própria aprendizagem. Ao professor cabe, nesta perspectiva, a função de "facilitador" ou "mediador" das aprendizagens, apresentando, por exemplo, situações-problema que oportunizem aos estudantes desenvolver atitudes reflexivas e de protagonismo na sala de aula e, em consequência, no mundo. Verificou-se, ainda, considerando a pesquisa de campo, que, embora não tenham sido suficientemente contemplados em seu processo formativo inicial, as professoras que participaram da pesquisa têm procurado utilizar esse tipo de metodologia, no intuito de aproximar os conteúdos geográficos dos reais problemas enfrentados pelos alunos no cotidiano. Dentre as metodologias citadas pelos professores, destacam-se a resolução de problemas, os trabalhos de campo, o trabalho em pares e a sala de aula invertida. Sem o intuito de esgotar as possibilidades de discussão do tema, a dissertação destaca a forma como as metodologias ativas estão sendo apreendidas pelos professores e, em consequência, seus impactos na prática docente. Mostra, destarte, tanto as possibilidades como os cenários restritivos para o desenvolvimento das metodologias ativas enquanto estratégias utilizadas pelos professores de Geografia para promover uma aprendizagem significativa, tendo o aluno como protagonista deste processopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This master's thesis aims to analyse the fundamental principles of active teaching methodologies, mainly considering the field of Geography schooling and therefore seeking to identify its possible effects on the pedagogical practices of educators working in primary education in the state of Paraná, especially in the Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Paraná. To achieve this, in addition to bibliographic research that contemplates such a topic, methodological applications of qualitative field research were conducted, in which the collected data came from questionnaires and semi-structured interviews of a group of six Geography teachers working at the aforementioned educational centre. The field research's collected material analysis was carried out obeying content analysis methods. It can thus be stated that the theoretical framework in which active methodology bases itself shifts the focus of the teaching-learning process from the teacher's agency, which is typical of most conservative teaching methods, to the students' agency, intending then to promote more student autonomy and shared responsibility for their learning. The teacher, in this perspective, has the role of a "facilitator" or "mediator" in the development of multiple learnings, presenting, for example, issues to be unravelled so that students' critical development and protagonism can be exercised within the classroom and consequently in the world. Through field research, it has also been possible to observe that, although not sufficiently trained during their initial formation process, the teachers who participated in this study have thus attempted to implement active teaching methodologies to better approach issues faced by students in their daily lives. Among practices cited by the referred teachers that stand out the most are: problem-solving, field work, work in pairs and inverted classroom. This master's thesis does not intend to exhaust the possibilities of discussing said topics but rather to emphasise how active methods are being grasped by educators and, consequently, how they're impacting their teaching practices. Ththesis presents not only the scenarios of possibilities but also the restrictive scenarios in which active methods may take place when used as strategies by Geography teachers to promote meaningful forms of learning, with students as the protagonists of educational processespt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectIvaiporã (PR)pt_BR
dc.subject.ddc910.7pt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de geografia : reflexões sobre as práticas pedagógicas dos professores que atuam no núcleo regional de educação de Ivaiporã-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Adão, Nilton Manoel Lacerda-
dc.contributor.referee2Oliveira, Tais Pires de-
dc.publisher.departmentDepartamento de Geografia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical123 f. : il. (algumas col.).-
dc.subject.cnpq2Geografia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Camila Soares dos Santos_2023.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.