Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Matheus de Moura dospt_BR
dc.contributor.otherLima, Maria das Graças dept_BR
dc.contributor.otherAdão, Nilton Manoel Lacerdapt_BR
dc.contributor.otherDonato, Larissapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Geografiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T19:46:53Z-
dc.date.available2023-09-25T19:46:53Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7243-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças de Limapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para o ensino em todo o mundo, forçando escolas e professores a se adaptarem rapidamente ao ensino remoto. O processo de ensino-aprendizagem foi afetado em todos os níveis de educação, incluindo o ensino de geografia. O uso da tecnologia e a infraestrutura necessária para a realização do ensino remoto se tornaram essenciais para manter os alunos envolvidos e conectados com o conteúdo. Neste contexto, o ensino de geografia tem sido desafiado a encontrar maneiras criativas de ensinar conceitos geográficos e explorar as relações entre os fenômenos sociais e ambientais, utilizando recursos digitais e plataformas de ensino online. Essas ferramentas permitem aos alunos aprender de forma interativa e colaborativa, mesmo que de maneira remota. No entanto, é importante destacar que o ensino remoto requer uma infraestrutura adequada para que professores e alunos possam se conectar e colaborar. Isso inclui acesso à internet de alta velocidade, dispositivos digitais confiáveis e software de comunicação e colaboração. Além disso, os professores precisam ser treinados e capacitados para utilizar a tecnologia de maneira eficaz, promovendo um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Nesta dissertação, abordaremos como o ensino remoto tem afetado o processo de ensino-aprendizagem de geografia durante a pandemia e a importância da infraestrutura tecnológica para o sucesso dessa modalidade de ensino. A pandemia evidenciou os problemas que já existiam e que o problema de aprendizagem se dá não apenas em função da pandemia, ou mesmo dos alunos, uma vez que, não importa os recursos que estejam disponíveis na escola se o professor continua utilizando uma metodologia de ensino que pode não ser mais tão eficaz, para isso foi relizado levantamrnto de materiais bibliográficos acerca do assunto, além de entrevistas com professores do Município de Mandaguaript_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The COVID-19 pandemic has brought significant changes to teaching around the world, forcing schools and teachers to quickly adapt to remote learning. The teaching-learning process was affected at all levels of education, including geography teaching. The use of technology and the necessary infrastructure to carry out remote teaching have become essential to keep students engaged and connected with the content. In this context, geography teaching has been challenged to find creative ways to teach geographic concepts and explore the relationships between social and environmental phenomena, using digital resources and online teaching platforms. These tools allow students to learn interactively and collaboratively, even remotely. However, it is important to highlight that remote teaching requires adequate infrastructure so that teachers and students can connect and collaborate. This includes high-speed internet access, reliable digital devices, and communication and collaboration software. In addition, teachers need to be trained and qualified to use technology effectively, promoting a quality teaching-learning process. In this dissertation, we will address how remote teaching has affected the geography teaching-learning process during the pandemic and the importance of technological infrastructure for the success of this teaching modality. We conclude that the pandemic highlighted the problems that already existed and that the learning problem is not only a function of the pandemic, or even of the students, since, no matter what resources are available at school, if the teacher continues to use a methodology of teaching that is no longer effectivept_BR
dc.format.extent175 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeografia - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino remoto - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subjectEnsino hibrido - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.ddc910.7pt_BR
dc.titleO ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Matheus de Moura dos Reis_2023.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.